Medo, muro, material : estética da segurança nas correspondências materiais de um muro de vidro no bairro Menino Deus
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Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Sob o imperativo do medo, prefiguramos o universo material através de projetos de defesa que se manifestam em práticas de delimitação de fronteiras de pertencimento e exclusão. Em tal contexto, muros erguidos em torno das habitações da elite urbana brasileira mostram intrincadas manifestações de valores estéticos, particularmente perceptíveis na seleção dos materiais a partir dos quais são construídos. Dessas matérias, percebemos o emanar de fluxos entre distintos agentes que muito ultrapassam ...
Sob o imperativo do medo, prefiguramos o universo material através de projetos de defesa que se manifestam em práticas de delimitação de fronteiras de pertencimento e exclusão. Em tal contexto, muros erguidos em torno das habitações da elite urbana brasileira mostram intrincadas manifestações de valores estéticos, particularmente perceptíveis na seleção dos materiais a partir dos quais são construídos. Dessas matérias, percebemos o emanar de fluxos entre distintos agentes que muito ultrapassam os limites determinados pela elite que primeiro deliberara a materialização das barreiras. Tais fluxos compõem um sistema de correspondências que exporia valores de classificação e ordenação estruturais para uma estética da segurança intrínseca ao modelo moderno-colonialista de gestão da vida. De modo a explorar tais pressupostos, a presente dissertação descreve um estudo de caráter antropológico com foco na descrição das correspondências do autor junto de um muro construído em vidro temperado laminado e alumínio composto erguido em torno de um condomínio vertical no bairro Menino Deus, na cidade de Porto Alegre. A metodologia é conduzida a partir de instrumentos do campo da design anthropology, organizando-se em torno de práticas de observação sensível e de entrevistas abertas junto de moradores do condomínio escolhido e de projetistas responsáveis pela construção do muro. Em sua aplicação, organizam-se discussões acerca da sobreposição de diferentes fronteirais e contextos sob o ato de “murar” um ambiente privado; sobre a insistente presença desordenadora de uma natureza transiente que contrapõe os desejos por ordem e limpeza de uma elite alimentada pelo medo; além de uma presente flutuação de distintas transparências manifestas através do uso do vidro como matéria de defesa. ...
Abstract
Under the imperative of fear, we prefigure the material universe through defense projects that manifest themselves in practices of delimitation, creating borders of belonging and exclusion. In this context, walls built around the Brazilian urban elite’s residences show intricate manifestations of aesthetic values, particularly noticeable in the selection of materials from which they are made. From these materials, emanate flows of interaction between different agents that go far beyond the limi ...
Under the imperative of fear, we prefigure the material universe through defense projects that manifest themselves in practices of delimitation, creating borders of belonging and exclusion. In this context, walls built around the Brazilian urban elite’s residences show intricate manifestations of aesthetic values, particularly noticeable in the selection of materials from which they are made. From these materials, emanate flows of interaction between different agents that go far beyond the limits determined by the elite that had first deliberated on the materialization of this barriers. Such flows compose a system of correspondences that would expose structural classification and ordering values for an aesthetics of security intrinsic to the modern-colonialist model for the management of life. In order to explore these assumptions, the present dissertation describes an anthropological study focusing on the description of the author's correspondence with a wall built in laminated tempered glass and composite aluminum built around a vertical condominium in the Menino Deus neighbourhood, in the Brazilian city of Porto Alegre. The methodology is based on instruments from the field of design anthropology, organizing itself around observation and sensibilization practices and also making use of open interviews with residents of the chosen condominium and the designers responsible for the wall. In its application, discussions are organized about the overlapping of different borders and contexts under the act of “walling” a private environment; about the insistent disorderly presence of a transient nature that counters the desires for order and cleanliness of a fear-fueled elite; and, as well, to a present fluctuation of different transparencies manifested through the use of glass as a defense material. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Design.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6100)Design (391)
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