Indicadores de acessibilidade aos empregos baseados na abordagem configuracional
Visualizar/abrir
Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A acessibilidade da população aos empregos é uma questão central ao desempenho das cidades e reflete as desigualdades socioespaciais envolvidas no processo de desenvolvimento urbano. Seu estudo implica em considerar que a empregabilidade da população contém uma problemática espacial que necessita ser tratada de alguma forma para a avaliação do desempenho urbano. Contudo, muitas variáveis atuam simultaneamente para a ocorrência do fenômeno, tornando a sua avaliação muito complexa de ser feita. E ...
A acessibilidade da população aos empregos é uma questão central ao desempenho das cidades e reflete as desigualdades socioespaciais envolvidas no processo de desenvolvimento urbano. Seu estudo implica em considerar que a empregabilidade da população contém uma problemática espacial que necessita ser tratada de alguma forma para a avaliação do desempenho urbano. Contudo, muitas variáveis atuam simultaneamente para a ocorrência do fenômeno, tornando a sua avaliação muito complexa de ser feita. Este trabalho procura contribuir com esse tema desenvolvendo instrumentos analíticos, na forma de indicadores sistêmicos e de métodos de análise espacial, que permitam auxiliar na avaliação da acessibilidade aos empregos. A dissertação trabalha com indicadores baseados em um modelo configuracional de acessibilidade direcionada e valorada. Eles capturam relações de proximidade entre locais de trabalho e de residência, considerando a intensidade da presença das ofertas de emprego e a competição entre a população pelos empregos decorrente da distribuição desigual das densidades populacionais. O modelo é baseado em um sistema descritivo detalhado que permite o tratamento da escala intraurbana do fenômeno e reflete características morfológicas dos sistemas urbanos, aspectos ausentes nos métodos de análise existentes. A metodologia proposta também permite incluir na análise a adequabilidade entre o tipo de emprego e o tipo de postulante, assim como o efeito da presença de modos de transporte coletivo. O trabalho desenvolve dois tipos de aplicação da metodologia desenvolvida, uma em sistemas teóricos e outra com dados empíricos de duas cidades médias do RS: Pelotas e Passo Fundo. As conclusões destacam as virtudes e limites da metodologia proposta, mostrando seu potencial para a avaliação da acessibilidade aos empregos. O método pode ser utilizado para estudos comparativos entre sistemas urbanos e categorias populacionais distintas, podendo subsidiar decisões de planejamento e formulações de políticas públicas urbanas. ...
Abstract
Job accessibility is a central issue for the performance of cities and reflects the socio-spatial inequalities involved in the process of urban development. Urban population employment has a spatial problem that needs to be treated in some way in the assessment of urban performance. This assessment is quite complex, though, as the phenomena is defined simultaneously by several variables. This Master’s thesis seeks to contribute with this issue by developing analytical tools, such as systemic in ...
Job accessibility is a central issue for the performance of cities and reflects the socio-spatial inequalities involved in the process of urban development. Urban population employment has a spatial problem that needs to be treated in some way in the assessment of urban performance. This assessment is quite complex, though, as the phenomena is defined simultaneously by several variables. This Master’s thesis seeks to contribute with this issue by developing analytical tools, such as systemic indicators and spatial analysis methods, in order to support the assessment of job accessibility. The thesis works with a set of indicators based on a street network directed and weighted accessibility model. They capture proximity relationships between the location of jobs and the residential location of workers, accounting for the presence and intensity of job supply and for the worker’s competition for jobs that is due to the unequal distribution of population densities. The model is based on a detailed descriptive system that handles the intraurban scale and reflects morphological characteristics of urban systems. These aspects are absent in the existing analysis methods. The proposed methodology can also include the suitability between the types of workers and the types of jobs as well as the effect of public transport modes within the assessment of job accessibility. We implemented the methodology working both with theoretical systems and empirical data from two medium-sized cities in RS, Brazil: Pelotas and Passo Fundo. The conclusions highlight the potential and the limits of the proposed methodology for the assessment of job accessibility. It can support planning decisions and urban policies by providing the tools for comparative analysis between different urban systems and population categories. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6071)
Este item está licenciado na Creative Commons License