O uso de dispositivos de realidade virtual para conexão de crianças e adolescentes com a natureza: análise de uma experiência com vídeos 360 graus em uma escola de ensino fundamental em Porto Alegre
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Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Partindo da hipótese de que a vivência de experiências de aprendizagem com o uso de vídeos 360 graus estimula a cognição, os afetos e o interesse situacional sobre a natureza em crianças e adolescentes, esta Tese visa responder à seguinte pergunta de pesquisa: como os estudantes orientam perceptualmente as suas ações durante uma experiência de aprendizagem sobre temas da natureza com o uso de vídeos 360 graus e dispositivos de Realidade Virtual em uma escola de Ensino Fundamental? O trabalho pa ...
Partindo da hipótese de que a vivência de experiências de aprendizagem com o uso de vídeos 360 graus estimula a cognição, os afetos e o interesse situacional sobre a natureza em crianças e adolescentes, esta Tese visa responder à seguinte pergunta de pesquisa: como os estudantes orientam perceptualmente as suas ações durante uma experiência de aprendizagem sobre temas da natureza com o uso de vídeos 360 graus e dispositivos de Realidade Virtual em uma escola de Ensino Fundamental? O trabalho parte do conceito de Midiatização Profunda e contextualiza o uso de Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) em atividades de aprendizagem. Busca o referencial teórico em estudos experimentais com participantes e produções jornalísticas. Operacionaliza os procedimentos metodológicos através de um método composto de design iterativo. Realiza a análise qualitativa de uma experiência de aprendizagem com vídeos 360 graus com estudantes de uma escola de Ensino Fundamental em Porto Alegre. Usando dispositivos móveis, propõe um recurso didático para o desenvolvimento da Literacia Ambietal e aponta para as potencialidades de experiências lúdicas incorporadas para o exercício de competências cogitivas da Cibercultura e de Ciências da Natureza. ...
Abstract
Based on the hypothesis that the experience of environmental education activities using 360- degree videos stimulates cognition, affect and situational interest in topics related to the environment in children and adolescents, this thesis aims to answer the following research question: how do students guide their actions during a learning experience on natural themes using 360-degree videos and Virtual Reality devices in an elementary school? The work is based on the concept of Deep Midiatizati ...
Based on the hypothesis that the experience of environmental education activities using 360- degree videos stimulates cognition, affect and situational interest in topics related to the environment in children and adolescents, this thesis aims to answer the following research question: how do students guide their actions during a learning experience on natural themes using 360-degree videos and Virtual Reality devices in an elementary school? The work is based on the concept of Deep Midiatization and on reflections about the use of Information and Communication Technologies (ICT) in learning activities. The research bases the theoretical referential in experimental studies with Virtual Reality devices users and in journalistic productions. The methodology of this study is a composite method of iterative design. Realiza a análise qualitativa de uma experiência de aprendizagem com vídeos 360 graus com estudantes de uma escola de Ensino Fundamental em Porto Alegre. Usando dispositivos móveis, propõe um recurso didático para o desenvolvimento da Literacia Ambietal e aponta para as potencialidades de experiências lúdicas incorporadas para o exercício de competências cogitivas da Cibercultura e de Ciências da Natureza. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6061)Comunicação e Informação (597)
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