A comunicação interna no Banco do Brasil : um estudo à luz da percepção de funcionários da Rede Varejo do Estado de Santa Catarina
Visualizar/abrir
Data
2009Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
A comunicação interna é de suma importância para difundir entre os colaboradores da empresa seus valores e missão, motivando, desenvolvendo e informando seus integrantes. Aprimorar a veiculação e pesquisa desta junto ao Banco do Brasil é a proposta deste trabalho. O Banco do Brasil visivelmente se preocupa com a comunicação da empresa, tanto que criou variados canais para divulgar informações e veicular textos administrativos, dentre eles: Agência de Notícias, Intranet Corporativa, Mensagens Co ...
A comunicação interna é de suma importância para difundir entre os colaboradores da empresa seus valores e missão, motivando, desenvolvendo e informando seus integrantes. Aprimorar a veiculação e pesquisa desta junto ao Banco do Brasil é a proposta deste trabalho. O Banco do Brasil visivelmente se preocupa com a comunicação da empresa, tanto que criou variados canais para divulgar informações e veicular textos administrativos, dentre eles: Agência de Notícias, Intranet Corporativa, Mensagens Corporativas para Administradores e para Funcionários, Nota Técnica Pessoal e Mensagens Pessoais. Esta pesquisa tem a intenção de verificar se este número de canais não acaba dificultando a assimilação e compreensão das mensagens e por fim gerando stress aos funcionários devido ao seu excesso e dificuldade de busca. A partir do modelo teórico, foi realizada uma pesquisa Survey. Para isso, foi aplicado um questionário a 65 funcionários de 35 agências do Pilar Varejo do Estado de Santa Catarina objetivando obter sua percepção em relação à existência vários canais de comunicação interna e a problemática de busca através destes canais. Foi constatado entre os 41 funcionários que responderam temporalmente a pesquisa que a maioria vê como excessivo o número de canais existentes e têm clara dificuldade em fazer pesquisas de conteúdos recebidos há mais tempo diante de tantas opções a se procurar, concluindo-se, portanto que a diminuição do número de canais acarretaria em mudança positiva para o aprimoramento da comunicação na empresa Banco do Brasil e satisfação de seu funcionalismo. ...
Abstract
The internal communication has a great importance to spread the company’s values and its mission among the employees and co-workers, motivating, developing and informing them. To improve the research and propagation of this communication along with Banco do Brasil is the purpose of this work. The ‘Banco do Brasil’ visibly worries about the communication in the company, thus it is that many communication channels were criated to publish information and propagate administrative texts. Among them ...
The internal communication has a great importance to spread the company’s values and its mission among the employees and co-workers, motivating, developing and informing them. To improve the research and propagation of this communication along with Banco do Brasil is the purpose of this work. The ‘Banco do Brasil’ visibly worries about the communication in the company, thus it is that many communication channels were criated to publish information and propagate administrative texts. Among them are: The News Agency, Corporative Intranet, Corporative Messages to Administrators and Employees, Personal Tecnical Note and Personal Messages. This research intends to verify if this number of channels doesn’t end up making the assimilation and the comprehension of the messages harder, and this way stressing the employees out due its excess and searching difficulties. For so, a questionnaire was answered for 65 employes in 35 agencies in the state of Santa Catarina in order to have the employees perception regarding the existence of many internal communication channels and problems related to searching through these channels. It was evidenced among the employees that the biggest part of them see as excessive the number of existing channels. They also have clear difficulties on researching contents received a long time ago facing again the number of options to be searched. This way, it can be concluded that the reduction of the number of channels would bring a positive change to the improvement of communication in the enterprise ‘Banco do Brasil’ and satisfaction for its employees. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros a Distância - Turma 2008.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (3537)
Este item está licenciado na Creative Commons License