Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha : um estudo sobre o processo formativo de normalistas para ensinar matemática em tempos de pandemia
dc.contributor.advisor | Búrigo, Elisabete Zardo | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosa, Nícolas Giovani da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-20T04:53:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/247492 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo estudar o processo formativo de alunas do Curso Normal do Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha para ensinar matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em tempos de pandemia. O estudo trata desse processo formativo em um período de pandemia em que o cotidiano escolar foi marcado pelo Ensino Remoto Emergencial. A partir da análise de documentos, entrevistas com professoras e alunas da instituição foi possível identificar e elaborar uma descrição dos principais componentes do currículo do Curso Normal que compõem o processo formativo para ensinar matemática: as disciplinas de Matemática, Didática Geral e Didática da Matemática, as Práticas Pedagógicas e o Estágio Obrigatório. Um dos aspectos da formação das normalistas para ensinar matemática é a produção de materiais didáticos e atividades voltadas para a construção do número pela criança e o desenvolvimento do raciocínio lógico. Além disso, as experiências em sala de aula são valorizadas, pois ao longo do processo formativo as alunas têm uma parte de sua formação dedicada à prática docente, por meio de observações, monitorias e práticas de ensino em turmas da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aims to study the formative process of students from the Curso Normal of the Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha to teach mathematics in Pre-School Education and in the Initial Years of Elementary School. The study presents this process in a period of pandemic in which school routine was marked by Emergency Remote Teaching. Through the analysis of documents and interviews with teachers and students of the institution, a description of essential components of the curriculum of the Curso Normal for the formative process to teach mathematics was extracted, containing the disciplines of Mathematics, General Didactics and Didactics of Mathematics, Pedagogical Practices and the Mandatory Internship. One of the aspects of the Curso Normal formative process to teach mathematics is the production of didactic materials and activities for the construction of the concept of the number by children and the development of logical thinking. In addition, classroom experiences are valueable, because throughout the formative process students have a part of their training dedicated to teaching practice, through observations, monitoring and teaching practices in Pre-School and Early Years of Elementary School. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | en |
dc.subject | Emergency remote teaching | en |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | High school | en |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | Ensino Remoto Emergencial (ERE) | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Teaching mathematics | en |
dc.title | Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha : um estudo sobre o processo formativo de normalistas para ensinar matemática em tempos de pandemia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001147214 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática e Estatística | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Multidisciplinary (2563)Teaching of Mathematics (205)