Show simple item record

dc.contributor.advisorBúrigo, Elisabete Zardopt_BR
dc.contributor.authorRosa, Nícolas Giovani dapt_BR
dc.date.accessioned2022-08-20T04:53:00Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/247492pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo estudar o processo formativo de alunas do Curso Normal do Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha para ensinar matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em tempos de pandemia. O estudo trata desse processo formativo em um período de pandemia em que o cotidiano escolar foi marcado pelo Ensino Remoto Emergencial. A partir da análise de documentos, entrevistas com professoras e alunas da instituição foi possível identificar e elaborar uma descrição dos principais componentes do currículo do Curso Normal que compõem o processo formativo para ensinar matemática: as disciplinas de Matemática, Didática Geral e Didática da Matemática, as Práticas Pedagógicas e o Estágio Obrigatório. Um dos aspectos da formação das normalistas para ensinar matemática é a produção de materiais didáticos e atividades voltadas para a construção do número pela criança e o desenvolvimento do raciocínio lógico. Além disso, as experiências em sala de aula são valorizadas, pois ao longo do processo formativo as alunas têm uma parte de sua formação dedicada à prática docente, por meio de observações, monitorias e práticas de ensino em turmas da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to study the formative process of students from the Curso Normal of the Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha to teach mathematics in Pre-School Education and in the Initial Years of Elementary School. The study presents this process in a period of pandemic in which school routine was marked by Emergency Remote Teaching. Through the analysis of documents and interviews with teachers and students of the institution, a description of essential components of the curriculum of the Curso Normal for the formative process to teach mathematics was extracted, containing the disciplines of Mathematics, General Didactics and Didactics of Mathematics, Pedagogical Practices and the Mandatory Internship. One of the aspects of the Curso Normal formative process to teach mathematics is the production of didactic materials and activities for the construction of the concept of the number by children and the development of logical thinking. In addition, classroom experiences are valueable, because throughout the formative process students have a part of their training dedicated to teaching practice, through observations, monitoring and teaching practices in Pre-School and Early Years of Elementary School.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectEmergency remote teachingen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeaching mathematicsen
dc.titleCentro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha : um estudo sobre o processo formativo de normalistas para ensinar matemática em tempos de pandemiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001147214pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record