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dc.contributor.advisorFenner, Roniere dos Santospt_BR
dc.contributor.authorSantos, Manuella Mattos dospt_BR
dc.date.accessioned2022-08-17T04:47:13Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/247032pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo investigar quais saberes tradicionais da Comunidade Quilombola de Casca, localizada município de Mostardas/RS, podem ser valorizados no Ensino de Ciências em diferentes contextos escolares da educação básica. O recorte da pesquisa parte da perspectiva da educação étnico-racial como obrigatoriedade no ensino regular, incluindo o Ensino de Ciências da Natureza, segundo a Lei 10.639/03. A produção de dados ocorreu por meio de entrevistas abertas de cinco moradores da comunidade. Quem conduz a trajetória das narrativas é o próprio sujeito participante. De acordo com a teoria decolonial discutida no texto é necessário que os povos historicamente oprimidos sejam os contadores das suas próprias histórias. Por este motivo, a análise dos dados reflete sobre as abordagens multi e interculturais dos saberes tradicionais no Ensino de Ciências da Natureza a partir da própria perspectiva quilombola. Foram consideradas três categorias de análise de acordo com os dados produzidos, sendo elas agrupadas de acordo com os conteúdos narrados. A primeira categoria foi chamada de “aprender com as origens”, a segunda “aprender com a diversidade” e, por fim, a terceira “aprender com o território”. Foi observado nas narrativas diferentes tipos de conhecimentos na área das ciências naturais, sendo estes conhecimentos relacionados com espécies de plantas e animais nativos, técnicas de plantio, compreensão sobre as dinâmicas dos ecossistemas, entre outros.pt_BR
dc.description.abstractIn this research we aimed to investigate which traditional knowledge of the Quilombola Community of Casca, located in Mostardas/RS, can be used in Science Teaching in different school contexts of basic education. The research frame is based on the perspective of ethnic-racial education as mandatory in regular education, including Natural Sciences teaching, according to Brazilian Law 10.639/03. Data collection took place through oral narratives of five residents of the Quilombola Community of Casca. The one who leads the trajectory of the narratives is the participant. According to the decolonial theory discussed in the text, it is necessary for historically oppressed peoples to be the tellers of their own stories. For this reason, data analysis reflects on multi and intercultural approaches of traditional knowledge in the Teaching of Natural Sciences from the quilombola perspective itself. We considered three categories of analysis according to the collected data, and they were grouped in agreement to the narrated contents. The first category was called “to learn from origins”, the second “to learn from diversity” and, finally, the third “to learn from the territory”. We observed in the narratives that different types of knowledge appear in the natural sciences area and this knowledge is related to native plant and animal species, planting techniques, understanding of ecosystems dynamics, among others.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTraditional knowledgeen
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectNatural sciences teachingen
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEthnic-racial educationen
dc.subjectRelações étnicas e raciaispt_BR
dc.subjectQuilombo de Cascaen
dc.subjectDecolonial educationen
dc.titleSaberes tradicionais da comunidade quilombola de Casca : propostas de uma educação para as relações étnico-raciais no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001146174pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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