Corpos televisuais : percepções e exigências sobre a aparência das telejornalistas brasileiras
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Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho aborda as configurações dos corpos das mulheres telejornalistas de TV aberta no Brasil. O estudo procura compreender de que forma o subcampo telejornalístico interfere nas características desses corpos, seja pela definição de quais mulheres estão na tela, seja por exigências feitas às profissionais em relação a sua aparência. Para essa compreensão, a pesquisa apresenta os conceitos de campo e habitus, de Pierre Bourdieu (1989, 1997, 2007, 2011), aplicando-os ao jornalismo e ao tel ...
Este trabalho aborda as configurações dos corpos das mulheres telejornalistas de TV aberta no Brasil. O estudo procura compreender de que forma o subcampo telejornalístico interfere nas características desses corpos, seja pela definição de quais mulheres estão na tela, seja por exigências feitas às profissionais em relação a sua aparência. Para essa compreensão, a pesquisa apresenta os conceitos de campo e habitus, de Pierre Bourdieu (1989, 1997, 2007, 2011), aplicando-os ao jornalismo e ao telejornalismo, observando suas características enquanto campo e subcampo – as regras específicas e os capitais simbólicos valorizados. Além disso, traz a contextualização das realidades das mulheres na sociedade, tendo em vista, entre outras problemáticas, as diferenças na relação com o trabalho e as cobranças sobre suas aparências. Para isto, utiliza-se as contribuições de autoras como Beauvoir (1970a, 1970b), Saffioti (2015), Louro (1997), Tiburi (2018), Scott (2019) e hooks (2019). São observados, também, os padrões de beleza no Brasil ao longo dos anos, com contribuições de Le Breton (2007), Sant’anna (2014) e Laus (2012). Para perceber questões relativas a uma padronização no corpo das mulheres telejornalistas, apresenta-se um panorama de pesquisas na área, além de uma análise quantitativa da aparência física dessas mulheres nos principais telejornais das emissoras de canal aberto da TV brasileira, analisando 64 mulheres. Essa observação constata um padrão estético: a maioria das telejornalistas é branca, magra, de cabelos lisos, médios e castanhos, não tem rugas, utiliza maquiagem buscando uniformizar a pele e usa figurino com roupas de alfaiataria e acessórios pequenos. Apresenta-se também as percepções de profissionais telejornalistas que trabalham/trabalharam em emissoras de TV aberta no Brasil, a partir de entrevistas semiestruturadas com quatro profissionais. Esse procedimento metodológico teve como objetivo conhecer as vivências e experiências dessas mulheres na correlação profissão e corpo; que tipo de incentivos e solicitações receberam no que diz respeito a cabelo, figurino, maquiagem e forma do corpo; se sofrem/sofreram discriminação pela sua aparência física; entre outros. As entrevistadas trazem percepções que narram perspectivas similares acerca da estética física: as telejornalistas são padronizadas esteticamente ao longo da sua vida profissional, em maior ou menor grau. Dessa forma, o estudo problematiza o subcampo telejornalístico e o modo como configura os corpos de mulheres apresentadoras e repórteres, de forma direta e indireta, buscando padronizá-los a partir de diretrizes relacionadas a cor de pele, formato de corpo, textura de cabelo, figurino e maquiagem. ...
Abstract
This work approaches the body configuration of broadcast-journalist women of free-to-air Brazilian televisions. The study sought to understand in which form the broadcasting subfield interfere in the bodies characteristics, either by the definition of which women are in the screen, by demands placed to these professionals in relation to their physical appearance. Owing to this comprehension, the research displays Pierre Bourdieu’s (1989, 1997, 2007, 2011) concepts of field and habitus, applied ...
This work approaches the body configuration of broadcast-journalist women of free-to-air Brazilian televisions. The study sought to understand in which form the broadcasting subfield interfere in the bodies characteristics, either by the definition of which women are in the screen, by demands placed to these professionals in relation to their physical appearance. Owing to this comprehension, the research displays Pierre Bourdieu’s (1989, 1997, 2007, 2011) concepts of field and habitus, applied to journalism and to broadcast journalism, regarding the characteristics as field and subfield — the specific rules and the symbolic capital valued. Furthermore, it bears the contextualization of these women’s realities in society, considering, among other issues, the differences of their relation with their job and the demands placed on their physical appearance. In order to do so, it was employed Beauvoir’s (1970a, 1970b), Saffioti’s (2015), Louro’s (1997), Tiburi’s (2018), Scott’s (2019), and hooks’ (2019) contributions. It was also observed the beauty patterns in Brazil throughout the years, based on Le Breton (2007), Sant’anna (2014), and Laus (2012). In pursuance of answering the matter on the broadcast-journalist women’s body standardization, it was presented an outlook of the field researches, in addition to a quantitative research on the physical appearance of this womenfolk in the main television-news programs of the free-to-air broadcasting channels in Brazilian television, analysing 64 women. This observation found an aesthetic pattern: most of the women broadcast journalists are white, thin, have smooth and average-size hair, without wrinkles, use makeup, in attempt to standardize the hair, uses tailoring apparel and small accessories. It was also remarked the perceptions of professional television journalists who work/worked in free-to-air broadcasting channels in Brazil, from semi-structured interviews with four pros, that had as objective know the background and experience of these women in correlation to their job and body; what type of incentive and solicitations they were demanded in relation to their hair, clothing, makeup, and body shape; if they have suffered or had suffered discrimination due to their physical appearance; etc. The interviewees brought perceptions that tell similar perspectives on physical aesthetic: the broadcast journalists are standardized aesthetically throughout their professional lives, to a greater or lesser extent. Therefore, the study had as result the broadcasting journalism subfield sets the women presenter’s and women reporters’ bodies up, in a direct or indirect way, trying to standardize them based on skin colour, body shape, hair texture, clothing, and makeup guidelines. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6072)Comunicação e Informação (599)
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