Processos de aprendizagem das crianças mbya guarani junto à kokué
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2022Author
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Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia aborda um aspecto importante da educação das crianças dentro dos preceitos ancestrais Mbya Guarani, povo ao qual pertenço. A questão central que enlaça este estudo é a função educativa da Kokué (roça tradicional), seu significado nos processos educativos das crianças da aldeia. Realizei a pesquisa na Tekoa Pará Rõke (Rio Grande, RS), território onde vive minha família nos últimos anos e tem como objetivo principal mostrar a importância de u ...
O presente Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia aborda um aspecto importante da educação das crianças dentro dos preceitos ancestrais Mbya Guarani, povo ao qual pertenço. A questão central que enlaça este estudo é a função educativa da Kokué (roça tradicional), seu significado nos processos educativos das crianças da aldeia. Realizei a pesquisa na Tekoa Pará Rõke (Rio Grande, RS), território onde vive minha família nos últimos anos e tem como objetivo principal mostrar a importância de uma kokué na educação de uma criança Mbya Guarani. A roça tradicional está presente e faz parte de nossas vidas e está ligada ao mundo espiritual. Sendo assim, as histórias, cuja existência e transmissão se dá pela oralidade, são o ponto de partida sobre esse assunto. Para a realização da pesquisa registrei conversas com os/as Karai (pessoas mais velhas) e com as Kiryngue (crianças); filmei e fotografei vivências cotidianas que mostram a importância da educação junto à roça tradicional. Fico muito agradecida por xeramõi kuery (anciões), Ha’i (mãe), que me passaram um pouquinho de suas sabedorias, para que eu pudesse escrever esse meu trabalho. ...
Abstract
Kova’e mba’eapo ma, anhemboea amombaa regua ambopara, mbaeixapa maenty reko regua, aikuaa pota mbaeixapa kokué reko. Amombe`u mbe’u’ita marami pa maenty reko mbya reko py,maenty hetei reko pavê haema jaikuaa mbya rivy ha’e jaikuaa’i va’e nhade pi’a kuery pe ju nhamboaxa rã, nhamombe’rã mba’e rã pa jareko rã kokué. Nhande mbya kuery ma nhanhoty’in rãẽ raka’e nhamongaraii aguã pavei nhe’ẽi re, jarojapy xaka aguã kyringuep’i. Jareko rã py kokué pavẽ’in jaexauka haguã nhanderekoae’i okanhye’yn hagu ...
Kova’e mba’eapo ma, anhemboea amombaa regua ambopara, mbaeixapa maenty reko regua, aikuaa pota mbaeixapa kokué reko. Amombe`u mbe’u’ita marami pa maenty reko mbya reko py,maenty hetei reko pavê haema jaikuaa mbya rivy ha’e jaikuaa’i va’e nhade pi’a kuery pe ju nhamboaxa rã, nhamombe’rã mba’e rã pa jareko rã kokué. Nhande mbya kuery ma nhanhoty’in rãẽ raka’e nhamongaraii aguã pavei nhe’ẽi re, jarojapy xaka aguã kyringuep’i. Jareko rã py kokué pavẽ’in jaexauka haguã nhanderekoae’i okanhye’yn haguã. Kova’ere ma amombe’u tá xeregua, mamo pa aĩ, Ha’i regua havi ambopara, mabeixa pa koo tekoa py oĩ, mbaeixa rupi pa guekoa rã’ĩ ojou raka’e. Kokué regua havi ambopara. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
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