Atitude e experiência estética na escola da infância: um caminho docente possível no encontro com a arte contemporânea
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho de conclusão do curso de Pedagogia apresenta cenas criadas a partir de dois momentos de estágio obrigatório do curso, realizados com crianças e bebês na etapa da Educação Infantil nas cidades de Porto Alegre e Esteio. Busca-se compor diferentes cenas, em que imagem e fotos se entrelaçam, e juntos provocam o pensamento e pretendem instigar reflexões sobre as experiências estéticas e atitude estética do docente, ancoradas na arte contemporânea. Ao identificar que existe um pensament ...
Este trabalho de conclusão do curso de Pedagogia apresenta cenas criadas a partir de dois momentos de estágio obrigatório do curso, realizados com crianças e bebês na etapa da Educação Infantil nas cidades de Porto Alegre e Esteio. Busca-se compor diferentes cenas, em que imagem e fotos se entrelaçam, e juntos provocam o pensamento e pretendem instigar reflexões sobre as experiências estéticas e atitude estética do docente, ancoradas na arte contemporânea. Ao identificar que existe um pensamento visual (EGAS, 2015) que atravessa as experiências de todos que compõem a escola (LARROSA, 2002, DUARTE JR, 2012), o estudo traz autores que contribuem para pensar sobre experiência e atitude estética (PEREIRA 2011), a docência e a arte contemporânea (LOPONTE 2017). A maneira como as cenas e seus territórios aparecem (MOSSI, 2016) no percurso desta pesquisa, evidenciam a busca por responder à pergunta: Como podemos pensar a dimensão estética docente na escola da infância no encontro com a arte contemporânea? Assim, pretende-se, a partir deste trabalho, ampliar as possibilidades de repertório para o docente e comunidade escolar da etapa da Educação Infantil. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License