Contribuições da aprendizagem socioemocional e da atenção plena para intervenções em psicologia do desenvolvimento
Visualizar/abrir
Data
2022Tipo
Resumo
A aquisição de conhecimentos acadêmicos aliada a práticas que estimulem o desenvolvimento socioemocional dos estudantes é basal para a educação eficaz de crianças e adolescentes. Competências como autoconhecimento, autocontrole emocional, tomada de decisão responsável, consciência social e habilidades de relacionamento são essenciais para o bem-estar individual e podem ser estimuladas na escola por programas de intervenção estruturados. Práticas de atenção plena têm sido utilizadas com essa fin ...
A aquisição de conhecimentos acadêmicos aliada a práticas que estimulem o desenvolvimento socioemocional dos estudantes é basal para a educação eficaz de crianças e adolescentes. Competências como autoconhecimento, autocontrole emocional, tomada de decisão responsável, consciência social e habilidades de relacionamento são essenciais para o bem-estar individual e podem ser estimuladas na escola por programas de intervenção estruturados. Práticas de atenção plena têm sido utilizadas com essa finalidade porque melhoram a capacidade de autorregulação atencional, componente importante para controle de impulsos, regulação das próprias emoções, orientação para a tarefa, espera por gratificações e estabelecimento de relações assertivas com os outros. O presente capítulo apresenta os conceitos de aprendizagem socioemocional e atenção plena e suas contribuições à área da Psicologia do Desenvolvimento, destacando a importância de intervenções com foco nesses domínios que possam ser implementadas no contexto escolar. No Brasil, avanços nesta área dependem de investimento na educação básica, formação de redes de pesquisa e fomento continuado a estudos sobre programas de intervenção com foco na aprendizagem socioemocional. ...
Contido em
FREITAS, Breno Irigoyen de, MARIN, Angela Helena. Aprendizagem socioemocional e atenção plena no contexto escolar brasileiro [recurso eletrônico]. Porto Alegre : Gênese, 2022. p. 16-45
Coleções
-
Livros e Capítulos de Livros (5613)Ciências Humanas (1783)
Este item está licenciado na Creative Commons License