Contribuições da aprendizagem socioemocional e da atenção plena para intervenções em psicologia do desenvolvimento
dc.contributor.author | Marin, Angela Helena | pt_BR |
dc.contributor.author | Alvarenga, Patricia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-21T04:55:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/243373 | pt_BR |
dc.description.abstract | A aquisição de conhecimentos acadêmicos aliada a práticas que estimulem o desenvolvimento socioemocional dos estudantes é basal para a educação eficaz de crianças e adolescentes. Competências como autoconhecimento, autocontrole emocional, tomada de decisão responsável, consciência social e habilidades de relacionamento são essenciais para o bem-estar individual e podem ser estimuladas na escola por programas de intervenção estruturados. Práticas de atenção plena têm sido utilizadas com essa finalidade porque melhoram a capacidade de autorregulação atencional, componente importante para controle de impulsos, regulação das próprias emoções, orientação para a tarefa, espera por gratificações e estabelecimento de relações assertivas com os outros. O presente capítulo apresenta os conceitos de aprendizagem socioemocional e atenção plena e suas contribuições à área da Psicologia do Desenvolvimento, destacando a importância de intervenções com foco nesses domínios que possam ser implementadas no contexto escolar. No Brasil, avanços nesta área dependem de investimento na educação básica, formação de redes de pesquisa e fomento continuado a estudos sobre programas de intervenção com foco na aprendizagem socioemocional. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | FREITAS, Breno Irigoyen de, MARIN, Angela Helena. Aprendizagem socioemocional e atenção plena no contexto escolar brasileiro [recurso eletrônico]. Porto Alegre : Gênese, 2022. p. 16-45 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Atenção plena | pt_BR |
dc.subject | Intervenção psicológica | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento emocional | pt_BR |
dc.title | Contribuições da aprendizagem socioemocional e da atenção plena para intervenções em psicologia do desenvolvimento | pt_BR |
dc.type | Capítulo de livro | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001146039 | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)
-
Livros e Capítulos de Livros (5356)Ciências Humanas (1690)