Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMarin, Angela Helenapt_BR
dc.contributor.authorAlvarenga, Patriciapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-21T04:55:55Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/243373pt_BR
dc.description.abstractA aquisição de conhecimentos acadêmicos aliada a práticas que estimulem o desenvolvimento socioemocional dos estudantes é basal para a educação eficaz de crianças e adolescentes. Competências como autoconhecimento, autocontrole emocional, tomada de decisão responsável, consciência social e habilidades de relacionamento são essenciais para o bem-estar individual e podem ser estimuladas na escola por programas de intervenção estruturados. Práticas de atenção plena têm sido utilizadas com essa finalidade porque melhoram a capacidade de autorregulação atencional, componente importante para controle de impulsos, regulação das próprias emoções, orientação para a tarefa, espera por gratificações e estabelecimento de relações assertivas com os outros. O presente capítulo apresenta os conceitos de aprendizagem socioemocional e atenção plena e suas contribuições à área da Psicologia do Desenvolvimento, destacando a importância de intervenções com foco nesses domínios que possam ser implementadas no contexto escolar. No Brasil, avanços nesta área dependem de investimento na educação básica, formação de redes de pesquisa e fomento continuado a estudos sobre programas de intervenção com foco na aprendizagem socioemocional.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofFREITAS, Breno Irigoyen de, MARIN, Angela Helena. Aprendizagem socioemocional e atenção plena no contexto escolar brasileiro [recurso eletrônico]. Porto Alegre : Gênese, 2022. p. 16-45pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAtenção plenapt_BR
dc.subjectIntervenção psicológicapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento emocionalpt_BR
dc.titleContribuições da aprendizagem socioemocional e da atenção plena para intervenções em psicologia do desenvolvimentopt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001146039pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples