Recursos didáticos digitais na alfabetização : experiências no programa residência pedagógica - subprojeto pedagogia durante a pandemia de covid-19
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Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho objetiva analisar os recursos didáticos digitais produzidos para alfabetizar crianças de uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental pelas residentes do Programa Residência Pedagógica - subprojeto Pedagogia (CAPES/UFRGS 2020-2022). Tendo em vista a implementação do ensino remoto nas escolas devido à pandemia de covid-19, a partir de 2020, o subprojeto Pedagogia teve seu trabalho desenvolvido totalmente de forma remota. Assim, o problema de pesquisa foi delineado para a seguinte ques ...
Este trabalho objetiva analisar os recursos didáticos digitais produzidos para alfabetizar crianças de uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental pelas residentes do Programa Residência Pedagógica - subprojeto Pedagogia (CAPES/UFRGS 2020-2022). Tendo em vista a implementação do ensino remoto nas escolas devido à pandemia de covid-19, a partir de 2020, o subprojeto Pedagogia teve seu trabalho desenvolvido totalmente de forma remota. Assim, o problema de pesquisa foi delineado para a seguinte questão: como podem ser caracterizados os recursos didáticos digitais produzidos pelas residentes para alfabetizar no ensino remoto em turmas de 1º ano do ensino fundamental? Metodologicamente, a pesquisa realizou dois movimentos: o primeiro consistiu em uma entrevista grupal com 3 residentes, gerando o primeiro material empírico do trabalho, que consistiu na transcrição da entrevista; o segundo movimento foi a análise dos planos de aula e recursos didáticos digitais produzidos por 3 residentes com foco na alfabetização. A pesquisa dispôs de 27 planos de aula e 20 recursos didáticos para análise. Referente ao seu respaldo teórico, o trabalho dialoga com autores como Magda Soares, Artur Gomes de Morais, Alexsandro da Silva, Carla Coscarelli, Daniele Pampanini Dias e Ana Luiza Bustamante Smolka, Luciana Piccoli e Patrícia Camini. Foram organizados dois eixos de análise: 1) características dos recursos didáticos digitais produzidos pelas residentes; e 2) possibilidades de desenvolvimento da consciência fonológica e de compreensão do princípio alfabético a partir desses recursos. As evidências mapeadas apontaram alguns aspectos relevantes, como: 1) a principal plataforma digital utilizada para o desenvolvimento dos recursos foi o Canva, seguido por Wordwall e Google Jamboard; 2) os jogos foram um dos principais recursos produzidos para desenvolvimento da compreensão do sistema de escrita alfabética; 3) apesar da qualidade dos recursos produzidos, foi notável que os planejamentos poderiam propor mais a sistematização individual pelas crianças também durante as aulas síncronas; 4) a dificuldade em mediar pedagogicamente as atividades de forma efetiva foi um fator que limitou o trabalho desenvolvido pelas residentes; 5) grande parte das habilidades previstas na BNCC para o 1º ano, com foco no desenvolvimento da consciência fonológica e do princípio alfabético, foram contempladas nos recursos didáticos analisados. Os resultados permitiram inferir que o ensino remoto diverge do ensino presencial em inúmeros aspectos, sendo um dos mais relevantes o fato de não poder atender às demandas de cada aluno individualmente. Apesar de ser possível produzir atividades e recursos que contemplem habilidades previstas na BNCC, entende-se que o formato das aulas remotas limitam significativamente os avanços dos alunos na alfabetização. Além disso, a pesquisa também contribuiu para que, cada vez mais, seja compreendida a necessidade de atrelar aos recursos didáticos uma mediação que potencialize e favoreça as aprendizagens das crianças. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1360)
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