A aula de música como espaço-tempo de formação na educação básica
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Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta tese investiga como relações construídas por e entre sujeitos com a/pela música no espaço-tempo da aula de música podem contribuir para o processo de formação dos/as alunos/as. Como objetivos específicos, busca caracterizar o que é vivenciado no espaço-tempo da aula de música, examinar que relações são construídas com a música e entre os sujeitos e identificar quais sentidos podem ser atribuídos a essas relações e vivências. A investigação sobre como a aula de música pode se tornar um espa ...
Esta tese investiga como relações construídas por e entre sujeitos com a/pela música no espaço-tempo da aula de música podem contribuir para o processo de formação dos/as alunos/as. Como objetivos específicos, busca caracterizar o que é vivenciado no espaço-tempo da aula de música, examinar que relações são construídas com a música e entre os sujeitos e identificar quais sentidos podem ser atribuídos a essas relações e vivências. A investigação sobre como a aula de música pode se tornar um espaço-tempo de formação dos/as alunos/as se fez necessária porque nem toda prática de ensino de música e as aprendizagens dela decorrentes são, necessariamente, formativas. Teoricamente, a tese se sustenta em proposições sobre formação, de Gilles Ferry, sobre educação, de Gert Biesta, e sobre ensino de música e educação musical, de Wayne Bowman. Como estratégia de pesquisa foi desenvolvido um estudo de caso qualitativo com uma turma dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre/RS. A coleta de dados se deu de modo multifocal, tendo sido composta por dados em audiovisual, entrevistas em grupo, entrevistas online e análise documental. Os resultados da pesquisa apresentam a contextualização da escola e sua história e a consolidação da área de música, para a compreensão da construção coletiva dos dispositivos de formação; o modo como o grupo se constituiu no espaço-tempo da aula de música, construindo um sentido de coletivo que ocupou e organizou o espaço da aula; os vínculos, o convívio e as aprendizagens construídas pelos/as alunos/as a partir de relações entre os sujeitos e a música; a circularidade como perspectiva para o desenvolvimento dos saberes musicais, possibilitando representações da realidade, no sentido da colaboração e do relacionamento dos sujeitos nos diferentes tempos da aula; e, por fim, a aula de música como espaçotempo de formação na perspectiva dos/as alunos/as, lhes possibilitando o reconhecimento de si como sujeitos, como praticantes de música e em suas relações com o mundo. Esses aspectos indicam que as relações construídas por e entre sujeitos contribuíram para sua formação na medida em que o espaço-tempo da aula originou uma prática musical coletiva situada, uma vez que está inserida em um projeto de escola. Ao se reconheceram praticantes de música, cultivaram, além da música, o respeito mútuo, a responsabilidade para com o grupo e o convívio entre colegas. Essa experiência os/as fez refletir, reflexionar e, assim, transformarem-se em novos sujeitos, em um movimento possível de trabalho sobre si, a partir de suas relações com música, nas aulas de música. ...
Abstract
This thesis investigates how relationships built by and between subjects with/through music in the space-time of the music class can contribute to the process of the students’ formation. More specifically, it aims to characterize what is experienced in the space-time of the music class, examine what relationships are built with music and between subjects, and identify what meanings can be attributed to these relationships and experiences. Investigating how the music class can become a space-tim ...
This thesis investigates how relationships built by and between subjects with/through music in the space-time of the music class can contribute to the process of the students’ formation. More specifically, it aims to characterize what is experienced in the space-time of the music class, examine what relationships are built with music and between subjects, and identify what meanings can be attributed to these relationships and experiences. Investigating how the music class can become a space-time for students' formation is needed because not all music teaching practices are necessarily formative or educational. Theoretically, the thesis is based on propositions on formation, by Gilles Ferry, on education, by Gert Biesta, and on music teaching and music education, by Wayne Bowman. As a research strategy, a qualitative case study was carried out with a class of the final years of elementary school in a public school in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. Data collection took place in a multifocal way, comprising audiovisual data, group interviews, online interviews and document analysis. Results present the contextualization of the school and its history, as well as the consolidation of the music subject, for the understanding of the collective construction of educational devices; the way in which the group constituted itself in the space-time of the music class, building a sense of collectiveness that occupied and organized the space of the class; the bonds, the conviviality and the learnings built by the students from the relationships between the subjects and music; the circularity as a perspective for the development of musical knowledge, enabling representations of reality, in the sense of collaboration and the relationship of subjects at different times of the class; and, finally, the music class as a space-time of formation from the perspective of the students, enabling them to recognize themselves as subjects, as music practitioners and in their relationships with the world. These aspects indicate that the relationships built by and between subjects contributed to their formation as the space time of classes originated a situated collective musical practice, once is inserted in a school project. Through recognizing themselves as musical practitioners, they cultivated, beyond music, the mutual respect, the responsability within the group and the living with colleagues. This experience made them reflect, and, therefore, turn into new subjects, in a possible movement of work about themselves, from their relationship with music, in music class. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2877)Música (414)
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