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dc.contributor.advisorRobaina, Jose Vicente Limapt_BR
dc.contributor.authorSchwalm, Fernanda Undurragapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-12T04:48:57Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/242227pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa de mestrado teve como objetivo geral a formação de um Clube de Ciências com enfoque na Educação Ambiental para o exercício da cidadania sustentável. Fundamentado nos princípios da Ecopedagogia para alcançar a sensibilização ambiental e o pensamento sistêmico a respeito da natureza e dos problemas socioambientais, foram realizadas, semanalmente, vivências, atividades e projetos de pesquisa em Educação Ambiental com um grupo de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular de Porto Alegre/RS. Dessa forma, o presente trabalho enquadra-se na categoria de um estudo de caso e de uma pesquisa-ação de natureza predominantemente qualitativa. O referencial teórico que fundamenta essa dissertação procura tecer reflexões acerca dos objetivos da Educação Ambiental e das possibilidades que os espaços de educação não formal, tais como os Clubes de Ciências, oferecem para executar uma prática pedagógica baseada em projetos e vivências interdisciplinares cujo objetivo consiste em alcançar a conscientização e a sensibilização ambiental para a mudança de hábitos. A coleta de dados foi feita utilizando diários de campo e questionários com perguntas abertas e fechadas. Os materiais coletados nos diários de campo e nas questões abertas dos questionários aplicados aos participantes do Clube de Ciências foram analisados por meio de Análise Textual Discursiva. A parte inicial da pesquisa consiste em uma revisão da literatura sobre Ecopedagogia, Clubes de Ciências e Educação Ambiental com o intuito de realizar um levantamento de dados e um mapeamento das produções acadêmicas feitas anteriormente por pesquisadores da mesma área. As atividades do Clube de Ciências foram planejadas e fundamentadas na estética para sensibilização ambiental e consistiram em projetos de pesquisa e vivências sensoriais que exploraram as possibilidades da união entre arte e ciência. Os resultados dessa pesquisa são apresentados na forma de relatos de experiências que foram submetidos em revistas científicas e livros de educação. Além disso, no levantamento de dados que foi feito através da revisão da literatura, percebemos a falta de trabalhos sobre Ecopedagogia e Clubes de Ciências, evidenciando a importância de ampliar as pesquisas sobre as diferentes abordagens da Educação Ambiental para garantir uma educação cidadã, integral e sustentável. Os dados coletados nos diários de campo mostraram a aceitação dos participantes da pesquisa em realizar atividades artísticas utilizando elementos da natureza, assim como a exploração de novos ambientes e propostas de trabalho em equipe, sugerindo a importância da relação entre a experiência estética e as atividades vivenciais/ experimentais para criação de novos significados que fortaleçam a conexão com a natureza. Por último, os dados quantitativos das perguntas fechadas evidenciaram o excesso de uso de aparelhos eletrônicos e das redes sociais por parte dos jovens pré-adolescentes. A partir desses dados, procuramos tecer reflexões acerca das consequências dessa realidade que vai na contramão dos pressupostos do novo paradigma da sustentabilidade que exige uma ressignificação da relação homem-natureza, sustentado em uma nova ética e uma visão de mundo permeada por significados simbólicos.pt_BR
dc.description.abstractThe present master's research had as general objective the formation of a Science Club with a focus on Environmental Education for the exercise of sustainable citizenship. Based on the principles of Ecopedagogy to achieve environmental awareness and systemic thinking about nature and socio-environmental problems, experiences, activities and research projects in Environmental Education were carried out weekly with a group of students from the 7th year of Elementary School of a private school in Porto Alegre/RS. Thus, the present work fits into the category of a case study and an action research of a predominantly qualitative nature. The theoretical framework that underlies this dissertation seeks to reflect on the objectives of Environmental Education and the possibilities that non-formal education spaces, such as Science Clubs, offer to carry out a pedagogical practice based on interdisciplinary projects and experiences whose objective is to achieve environmental awareness and sensitization for changing habits. Data collection was performed using field diaries and questionnaires with open and closed questions. The materials collected in the field diaries and in the open questions of the questionnaires applied to the Science Club participants were analyzed using Discursive Textual Analysis. The initial part of the research consists of a literature review on Ecopedagogy, Science Clubs and Environmental Education in order to carry out a data collection and a mapping of academic productions previously made by researchers in the same area. The Science Club activities were planned and based on aesthetics for environmental awareness and consisted of research projects and sensory experiences that explored the possibilities of the union between art and science. The results of this research are presented in the form of reports of experiences that were submitted in scientific journals and education books. In addition, in the data collection that was carried out through the literature review, we noticed the lack of works on Ecopedagogy and Science Clubs, highlighting the importance of expanding research on the different approaches of Environmental Education to guarantee a citizen, integral and sustainable education. The data collected in the field diaries showed the acceptance of the research participants to carry out artistic activities using elements of nature, as well as the exploration of new environments and teamwork proposals, suggesting the importance of the relationship between the aesthetic experience and the living/experimental activities to create new meanings that strengthen the connection with nature. Finally, the quantitative data from the closed questions showed the excess use of electronic devices and social networks by pre-adolescents. From these data, we seek to reflect on the consequences of this reality that goes against the assumptions of the new paradigm of sustainability that requires a re-signification of the man-nature relationship, supported by a new ethics and a worldview permeated by symbolic meanings.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação em saúde ambientalpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary projectsen
dc.subjectEcopedagogiapt_BR
dc.subjectAesthetic foundations of educationen
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectEnvironmental Sensitizationen
dc.titleEcopedagogia em um clube de ciências com enfoque na educação ambiental : uma proposta de humanização e sensibilização ambientalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001144360pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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