Aplicativos para a alfabetização de crianças : análises acerca da aprendizagem do sistema de escrita alfabética e das pedagogias diferenciadas
dc.contributor.advisor | Piccoli, Luciana | pt_BR |
dc.contributor.author | Goulart, Brenda Rosana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-08T04:51:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/242122 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Curso objetiva analisar aplicativos voltados à aprendizagem inicial da leitura e escrita por crianças, sob a ótica das pedagogias diferenciadas. A questão que fundamenta este estudo é: quais são as características dos aplicativos educacionais totalmente gratuitos voltados à alfabetização de crianças? O corpus empírico é constituído de 24 aplicativos e suas descrições. A pesquisa possui caráter qualitativo, sendo que a produção dos dados aconteceu por meio da análise documental e o exame de dados se deu através da análise de conteúdo. O referencial teórico possui três eixos: o primeiro sobre as pedagogias diferenciadas, o segundo sobre a psicogênese da língua escrita e a consciência fonológica e, por fim, há o eixo sobre interface e tipografia. A partir do corpus empírico analisado, foram construídos quatro eixos analíticos: 1) Análise das Menores Unidades Linguísticas da Língua Portuguesa, que retrata que os aplicativos analisados propõem atividades sobre letras, sílabas e/ou fonemas; 2) Concepção Empirista/Associacionista/Behaviorista de Aprendizagem, que visa demonstrar a concepção tradicional de aprendizagem que tais aplicativos possuem e sua possível vinculação com a gamificação; 3) Design Pedagógico: elementos de interface e tipografia, eixo em que são apresentados brevemente alguns elementos de interface e tipografia que possuem maior frequência nos aplicativos analisados; e 4) Ausência das Pedagogias Diferenciadas que demonstra a falta de recursos pedagógicos, nos aplicativos, para o desenvolvimento da autonomia docente e para a avaliação formativa. As considerações deste estudo demonstram a centralidade das metodologias tradicionais de alfabetização nos aplicativos analisados, com maior ênfase no alfabeto e suas propriedades, e aplicativos que propõem atividades que visam a cópia, a repetição e a memorização das unidades linguísticas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | Aplicativos para a alfabetização de crianças : análises acerca da aprendizagem do sistema de escrita alfabética e das pedagogias diferenciadas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001144479 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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