Aplicativos para a alfabetização de crianças : análises acerca da aprendizagem do sistema de escrita alfabética e das pedagogias diferenciadas
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Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este Trabalho de Curso objetiva analisar aplicativos voltados à aprendizagem inicial da leitura e escrita por crianças, sob a ótica das pedagogias diferenciadas. A questão que fundamenta este estudo é: quais são as características dos aplicativos educacionais totalmente gratuitos voltados à alfabetização de crianças? O corpus empírico é constituído de 24 aplicativos e suas descrições. A pesquisa possui caráter qualitativo, sendo que a produção dos dados aconteceu por meio da análise documental ...
Este Trabalho de Curso objetiva analisar aplicativos voltados à aprendizagem inicial da leitura e escrita por crianças, sob a ótica das pedagogias diferenciadas. A questão que fundamenta este estudo é: quais são as características dos aplicativos educacionais totalmente gratuitos voltados à alfabetização de crianças? O corpus empírico é constituído de 24 aplicativos e suas descrições. A pesquisa possui caráter qualitativo, sendo que a produção dos dados aconteceu por meio da análise documental e o exame de dados se deu através da análise de conteúdo. O referencial teórico possui três eixos: o primeiro sobre as pedagogias diferenciadas, o segundo sobre a psicogênese da língua escrita e a consciência fonológica e, por fim, há o eixo sobre interface e tipografia. A partir do corpus empírico analisado, foram construídos quatro eixos analíticos: 1) Análise das Menores Unidades Linguísticas da Língua Portuguesa, que retrata que os aplicativos analisados propõem atividades sobre letras, sílabas e/ou fonemas; 2) Concepção Empirista/Associacionista/Behaviorista de Aprendizagem, que visa demonstrar a concepção tradicional de aprendizagem que tais aplicativos possuem e sua possível vinculação com a gamificação; 3) Design Pedagógico: elementos de interface e tipografia, eixo em que são apresentados brevemente alguns elementos de interface e tipografia que possuem maior frequência nos aplicativos analisados; e 4) Ausência das Pedagogias Diferenciadas que demonstra a falta de recursos pedagógicos, nos aplicativos, para o desenvolvimento da autonomia docente e para a avaliação formativa. As considerações deste estudo demonstram a centralidade das metodologias tradicionais de alfabetização nos aplicativos analisados, com maior ênfase no alfabeto e suas propriedades, e aplicativos que propõem atividades que visam a cópia, a repetição e a memorização das unidades linguísticas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1401)
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