Percepções docentes sobre a aula-passeio na prática pedagógica
Visualizar/abrir
Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo geral conhecer e analisar as percepções docentes sobre a aula-passeio na sua prática pedagógica. Como estratégia metodológica para a produção dos dados da pesquisa, foi elaborado um questionário virtual para que os professores e professoras, de diferentes redes e níveis de ensino, pudessem narrar suas percepções sobre a aula-passeio e a relação com a sua prática pedagógica. Como referencial teórico, utilizou-se as produções de Freinet e Freire, em razão da ...
O presente trabalho tem como objetivo geral conhecer e analisar as percepções docentes sobre a aula-passeio na sua prática pedagógica. Como estratégia metodológica para a produção dos dados da pesquisa, foi elaborado um questionário virtual para que os professores e professoras, de diferentes redes e níveis de ensino, pudessem narrar suas percepções sobre a aula-passeio e a relação com a sua prática pedagógica. Como referencial teórico, utilizou-se as produções de Freinet e Freire, em razão da dedicação ao tema e da defesa de uma prática pedagógica democrática e emancipadora. A partir das análises das respostas dos professores, destacam-se: 1) que os significados/sentidos atribuídos ao termo “aula-passeio”, pelos docentes, trataram de demarcar o espaço externo à escola e como uma prática pode colaborar para a construção da autonomia dos alunos; 2) que a aula-passeio, da forma como é produzida nas escolas, se articula com os conteúdos desenvolvidos na sala como uma forma de vivência de algo novo que oportuniza uma relação com o mundo; e 3) a aula-passeio é, também, espaço de produção de memórias afetivas, de oportunidade de aprendizado, socialização e presença na sociedade. Neste sentido, promover a aula-passeio, a partir das discussões realizadas, se constitui como uma possibilidade de promoção do aprendizado significativo, na construção da emancipação cidadã e que requer investimentos políticos, culturais, na articulação com a prática docente. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License