Pedagogia, ludopedagogia e lúdico : narrativas de trabalhadoras dos serviços de saúde mental e educadores acerca de ações promotoras de saúde mental de jovens e adultos
dc.contributor.advisor | Gai, Daniele Noal | pt_BR |
dc.contributor.author | Pavan, Miriam Chiara Coelho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-08T04:49:39Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/242051 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata do lúdico e da ludopedagogia enquanto ações que promovem a saúde mental de jovens e adultos com transtornos mentais usuários dos serviços de saúde mental. Nesses espaços, que também são de atuação do pedagogo, existem diversos jovens e adultos em sofrimento, com transtornos psicossociais graves, indivíduos marcados pela exclusão e pressão da sociedade. Sendo assim, esta pesquisa buscou responder o seguinte questionamento: “qual o papel que o lúdico possui na promoção da saúde mental de jovens e adultos?’’. Partindo dele, se objetivou identificar o papel que o lúdico possui na promoção da saúde mental desse público, a partir da narrativa de trabalhadores dos serviços de saúde mental ou trabalhadores que já tiveram experiência nesses serviços e educadores. É uma pesquisa qualitativa e descritiva, assumindo um método cartográfico. As narrativas, analisadas partindo do meu olhar como futura pedagoga e da entrevista com os profissionais brasileiros e educadores uruguaios que estudam e apostam no lúdico e na ludopedagogia, demonstram que o lúdico promove saúde mental dos jovens e adultos usuários de saúde mental, ao evidenciar suas potências e diferentes formas de expressão, através de um tratamento humanizado e um diferente olhar sobre produtividade. O brincar, enquanto uma prática pedagógica, pode ser utilizado para promover aprendizagens, momentos de socialização e interação. O lúdico pode promover a saúde mental dos usuários dos serviços que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS), tanto nos serviços de saúde mental, como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou os atendimentos complementares, como o Acompanhamento Terapêutico (AT). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.title | Pedagogia, ludopedagogia e lúdico : narrativas de trabalhadoras dos serviços de saúde mental e educadores acerca de ações promotoras de saúde mental de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001144782 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1401)