Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorGai, Daniele Noalpt_BR
dc.contributor.authorPavan, Miriam Chiara Coelhopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-08T04:49:39Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/242051pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso trata do lúdico e da ludopedagogia enquanto ações que promovem a saúde mental de jovens e adultos com transtornos mentais usuários dos serviços de saúde mental. Nesses espaços, que também são de atuação do pedagogo, existem diversos jovens e adultos em sofrimento, com transtornos psicossociais graves, indivíduos marcados pela exclusão e pressão da sociedade. Sendo assim, esta pesquisa buscou responder o seguinte questionamento: “qual o papel que o lúdico possui na promoção da saúde mental de jovens e adultos?’’. Partindo dele, se objetivou identificar o papel que o lúdico possui na promoção da saúde mental desse público, a partir da narrativa de trabalhadores dos serviços de saúde mental ou trabalhadores que já tiveram experiência nesses serviços e educadores. É uma pesquisa qualitativa e descritiva, assumindo um método cartográfico. As narrativas, analisadas partindo do meu olhar como futura pedagoga e da entrevista com os profissionais brasileiros e educadores uruguaios que estudam e apostam no lúdico e na ludopedagogia, demonstram que o lúdico promove saúde mental dos jovens e adultos usuários de saúde mental, ao evidenciar suas potências e diferentes formas de expressão, através de um tratamento humanizado e um diferente olhar sobre produtividade. O brincar, enquanto uma prática pedagógica, pode ser utilizado para promover aprendizagens, momentos de socialização e interação. O lúdico pode promover a saúde mental dos usuários dos serviços que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS), tanto nos serviços de saúde mental, como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou os atendimentos complementares, como o Acompanhamento Terapêutico (AT).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCentro de Atenção Psicossocial (CAPS)pt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.titlePedagogia, ludopedagogia e lúdico : narrativas de trabalhadoras dos serviços de saúde mental e educadores acerca de ações promotoras de saúde mental de jovens e adultospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001144782pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem