11 canções que tocaram a 91 : uma experiência de prática docente
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
Onze canções que tocaram a noventa e um : uma experiência de prática docente
Assunto
Resumo
O presente trabalho propõe uma reflexão sobre uma experiência de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura mediada pelo gênero canção. A prática docente foi realizada com uma turma de 9º ano de uma escola situada em área de periferia urbana da cidade de Porto Alegre (RS) e consistiu em um projeto pedagógico (FILIPOUSKI, MARCHI & SIMÕES, 2009a; SIMÕES et al., 2012) chamado “11 canções que tocaram a 91”. A proposta de produção final do projeto foi que cada aluno, a partir da escolha ...
O presente trabalho propõe uma reflexão sobre uma experiência de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura mediada pelo gênero canção. A prática docente foi realizada com uma turma de 9º ano de uma escola situada em área de periferia urbana da cidade de Porto Alegre (RS) e consistiu em um projeto pedagógico (FILIPOUSKI, MARCHI & SIMÕES, 2009a; SIMÕES et al., 2012) chamado “11 canções que tocaram a 91”. A proposta de produção final do projeto foi que cada aluno, a partir da escolha de sua canção para a formatura de 9º ano, escrevesse um texto do gênero crônica ou do gênero informativo em almanaque, inspirado no livro “101 canções que tocaram o Brasil” (2016), de Nelson Motta. Também como produção final, fez parte do projeto a escrita coletiva de um texto relacionado à canção escolhida conjuntamente pela turma para a formatura. Para tanto, a unidade didática se dividiu em módulos (DOLZ et al., 2004), que privilegiaram a apreciação de canções de gêneros diversos, mas com atenção especial ao sertanejo e ao funk. Os pressupostos teóricos sobre os quais se assentaram a prática, além dos já citados, foram as ideias do Círculo de Bakhtin (VOLÓCHINOV, 2018; BAKHTIN, 2016) e as orientações oferecidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), que estão em consonância com os princípios do Círculo. Por fim, no que respeita ao trabalho com a canção, foram inspiração para a elaboração deste projeto os trabalhos de Coelho de Souza (2014) e Kirsch (2012), além dos Cadernos Pedagógicos dos Referenciais Curriculares de Língua Portuguesa e Literatura do Estado do Rio Grande do Sul (FILIPOUSKI, MARCHI & SIMÕES, 2009b; 2009c). ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1219)
Este item está licenciado na Creative Commons License