11 canções que tocaram a 91 : uma experiência de prática docente
dc.contributor.advisor | Simões, Luciene Juliano | pt_BR |
dc.contributor.author | Vargas, Leonardo Augusto Martins | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-07T04:58:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/242010 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho propõe uma reflexão sobre uma experiência de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura mediada pelo gênero canção. A prática docente foi realizada com uma turma de 9º ano de uma escola situada em área de periferia urbana da cidade de Porto Alegre (RS) e consistiu em um projeto pedagógico (FILIPOUSKI, MARCHI & SIMÕES, 2009a; SIMÕES et al., 2012) chamado “11 canções que tocaram a 91”. A proposta de produção final do projeto foi que cada aluno, a partir da escolha de sua canção para a formatura de 9º ano, escrevesse um texto do gênero crônica ou do gênero informativo em almanaque, inspirado no livro “101 canções que tocaram o Brasil” (2016), de Nelson Motta. Também como produção final, fez parte do projeto a escrita coletiva de um texto relacionado à canção escolhida conjuntamente pela turma para a formatura. Para tanto, a unidade didática se dividiu em módulos (DOLZ et al., 2004), que privilegiaram a apreciação de canções de gêneros diversos, mas com atenção especial ao sertanejo e ao funk. Os pressupostos teóricos sobre os quais se assentaram a prática, além dos já citados, foram as ideias do Círculo de Bakhtin (VOLÓCHINOV, 2018; BAKHTIN, 2016) e as orientações oferecidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), que estão em consonância com os princípios do Círculo. Por fim, no que respeita ao trabalho com a canção, foram inspiração para a elaboração deste projeto os trabalhos de Coelho de Souza (2014) e Kirsch (2012), além dos Cadernos Pedagógicos dos Referenciais Curriculares de Língua Portuguesa e Literatura do Estado do Rio Grande do Sul (FILIPOUSKI, MARCHI & SIMÕES, 2009b; 2009c). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Gêneros do discurso | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Música e literatura | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | 11 canções que tocaram a 91 : uma experiência de prática docente | pt_BR |
dc.title.alternative | Onze canções que tocaram a noventa e um : uma experiência de prática docente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001143477 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Letras (1219)