Sentidos atribuídos à matemática escolar : uma análise de narrativas de alunos do Ensino Médio
View/ Open
Date
2022Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente Trabalho de Conclusão é fruto de uma investigação que envolveu a matemática escolar no Ensino Médio. O objetivo foi analisar os sentidos atribuídos por alunos do primeiro e do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre à matemática escolar. As bases teóricas encontram-se em estudos do campo da Etnomatemática, principalmente aqueles realizados por D’Ambrósio, Knijnik e Wanderer. Em termos metodológicos, a pesquisa é qualitativa e envolveu técnicas de inspiração ...
O presente Trabalho de Conclusão é fruto de uma investigação que envolveu a matemática escolar no Ensino Médio. O objetivo foi analisar os sentidos atribuídos por alunos do primeiro e do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre à matemática escolar. As bases teóricas encontram-se em estudos do campo da Etnomatemática, principalmente aqueles realizados por D’Ambrósio, Knijnik e Wanderer. Em termos metodológicos, a pesquisa é qualitativa e envolveu técnicas de inspiração etnográfica. Participaram do estudo duas turmas de estudantes do Ensino Médio, sendo uma de primeiro ano e uma de terceiro ano. Foi aplicado um questionário contendo perguntas sobre o Novo Ensino Médio e sobre a matemática escolar. A análise mostrou que os significados atribuídos à matemática escolar não são homogêneos: para uns, a matemática é apreciada pelo fato de terem facilidade de aprendizagem e pelos bons professores, demonstrando, ainda, gosto pelo uso de fórmulas e abstração. Em contrapartida, outros estudantes expressam não gostar dessa disciplina justamente pela dificuldade que encontram ao lidarem com esse formalismo. ...
Abstract
This final paper is the result of an investigation that involved school mathematics in a High School context. The objective was to analyze the meanings attributed by students of the first and third year of High School in a public school in Porto Alegre towards school mathematics. The theoretical bases are found in studies in the field of Ethnomathematics, mainly those carried out by D'Ambrósio, Knijnik and Wanderer. In methodological terms, the research is qualitative and involved techniques of ...
This final paper is the result of an investigation that involved school mathematics in a High School context. The objective was to analyze the meanings attributed by students of the first and third year of High School in a public school in Porto Alegre towards school mathematics. The theoretical bases are found in studies in the field of Ethnomathematics, mainly those carried out by D'Ambrósio, Knijnik and Wanderer. In methodological terms, the research is qualitative and involved techniques of ethnographic inspiration. Two groups of High School students participated in the study, one in the first year and another one in the third year. A questionnaire was applied containing questions about the New High School program and about School Mathematics. The analysis showed that the meanings attributed to School Mathematics are not homogeneous: for some, Mathematics is appreciated for the fact that it is easy to learn and because of the good teachers, also demonstrating a taste for the use of formulas and abstraction. On the other hand, other students express that they do not like this discipline precisely because of the difficulty they find in dealing with this formalism. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Curso de Matemática: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License