Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLindner, Edson Luizpt_BR
dc.contributor.authorConceição, Simone da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-05T05:06:31Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/241702pt_BR
dc.description.abstractO objetivo da presente pesquisa é compreender, a partir da perspectiva da alfabetização científica, como a internet é utilizada por professores de 4° e 5° anos do Ensino Fundamental, como fonte de informação no auxílio ao ensino das ciências. A pergunta que norteia a pesquisa é: como os professores de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental utilizam a internet, enquanto fonte informação para pesquisa, no ensino das ciências, na perspectiva da alfabetização científica em uma escola privada do estado de Santa Catarina? O trabalho está situado no campo da educação científica e seus processos de ensino e aprendizagem na escola, focando nas unidades temáticas alfabetização científica, conhecimento científico, pesquisa científica e fontes de informação da internet, no ensino das ciências. O trabalho se caracteriza como descritivo e exploratório, com abordagem do problema de forma qualitativa. A estratégia de investigação é o estudo de caso em uma escola do estado de Santa Catarina. O instrumento de coleta de dados utilizado é a entrevista semiestruturada, com questões abertas e fechadas, aplicada a sete professores dos 4o e 5o anos do Ensino Fundamental. A análise dos dados das entrevistas foi realizada utilizando-se a técnica de Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2013). Após a aplicação da ATD, emergiram quatro categorias: Biblioteca; Fontes de Informação da Internet; Pesquisa Científica; e, Ensino e Aprendizagem. Os resultados demonstram que indicações da internet como fonte de informação se intensificaram no período da pandemia do Covid-19 (ano de 2020), ano letivo em que as aulas foram intermediadas pela tecnologia. Neste período, os alunos estiveram privados do acesso às salas ambiente, laboratórios e outras estruturas que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem em aulas presenciais. Conclui-se que fica aparente, neste estudo, lacunas quanto à formação dos professores no que se refere à alfabetização científica, à pesquisa, uso das fontes e rigor científico.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study is to understand, from the perspective of scientific literacy, how teachers from the 4th and 5th grades of Elementary School, utilize the internet as a source of information to get pedagogical resources for science teaching. The question that guides the research is: how do 4th and 5th grade elementary school teachers use the internet, as a source of information for research, in science teaching, from the perspective of scientific literacy in a private school in the state of Santa Catarina? The study belongs to the field of science education and its teaching and learning processes at school, focusing on the thematic units related to scientific literacy, scientific knowledge, scientific research and internet information sources, in science teaching. The work is a descriptive and exploratory research, with a qualitative approach to the problem. The investigation consists of a case study with data collected in a school in the state of Santa Catarina. The data collection instrument was a semi-structured interview, with open and closed questions, applied to seven teachers from the 4th and 5th years of Elementary School. Researcher chose Discursive Textual Analysis (DTA) technique proposed by Moraes and Galiazzi (2013) to collect data. Four categories emerged: Library; Information Sources on the Internet; Scientific research; and Teaching and Learning. The results show that the internet as a source of information intensified during Covid-19 pandemic period (year 2020), a school year intermediated by technology. During this period, the majority of the students did not have access to the environment rooms, laboratories and other school structures to contribute to the teaching and learning process, as they had in face-to-face classes. To conclude, in this study, gaps in the training of teachers emerged, in terms of scientific literacy, research, use of sources and scientific rigor.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScientific literacyen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectScientific knowledgeen
dc.subjectFontes de informaçãopt_BR
dc.subjectScientific researchen
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectInternet information sourcesen
dc.titleO uso da internet por professores dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, para fomentar a pesquisa, na perspectiva da alfabetização científica : estudo de caso em uma escola de Santa Catarinapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001144356pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples