Integração entre a educação ambiental e a cobrança pelo uso da água como meio de racionalização do consumo
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Data
2010Autor
Tipo
Assunto
Resumo
Este artigo propõe a integração de dois instrumentos ideologicamente diferentes, mas com objetivos semelhantes em relação a uma mudança no comportamento de consumo de água pelos diversos setores usuários: educação ambiental e cobrança pelo uso. Apresenta uma breve descrição histórica e conceitual de cada um deles, destacando vantagens e desvantagens dos mesmos. A integração considera que a cobrança pelo uso da água induz um comportamento de consumo racional num curto prazo. Entretanto, a médio ...
Este artigo propõe a integração de dois instrumentos ideologicamente diferentes, mas com objetivos semelhantes em relação a uma mudança no comportamento de consumo de água pelos diversos setores usuários: educação ambiental e cobrança pelo uso. Apresenta uma breve descrição histórica e conceitual de cada um deles, destacando vantagens e desvantagens dos mesmos. A integração considera que a cobrança pelo uso da água induz um comportamento de consumo racional num curto prazo. Entretanto, a médio e longo prazo, a cobrança, se não vir acompanhada de outros instrumentos de controle e estímulo, acaba reduzindo seu efeito. A mudança de paradigma que se espera, portanto, virá por meio de uma mudança cultural, em que a sensibilização para a preservação da água promovida pela educação ambiental ganha principal destaque. ...
Abstract
This paper proposes the integration of two ideologically different instruments, but with similar goals in change of water consumption behavior: environmental education and water use charges. It provides a brief historical and conceptual description of each, highlighting its advantages and disadvantages. The integration considers that the water use charges induces rational consumer behavior in the short term. However, the medium and long term, if not accompanied by other instruments of control a ...
This paper proposes the integration of two ideologically different instruments, but with similar goals in change of water consumption behavior: environmental education and water use charges. It provides a brief historical and conceptual description of each, highlighting its advantages and disadvantages. The integration considers that the water use charges induces rational consumer behavior in the short term. However, the medium and long term, if not accompanied by other instruments of control and stimulation, eventually reduces its effect. The expected paradigm shift, therefore, will come through a cultural change in the awareness of water conservation promoted by environmental education. ...
Contido em
Rega : revista de gestión del agua de America Latina. Porto Alegre. Vol. 7, n. 1 (jan./jun 2010), p. 17-27
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