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dc.contributor.advisorSchetinger, Maria Rosa Chitolinapt_BR
dc.contributor.authorGuerra, Leonanpt_BR
dc.date.accessioned2022-06-15T04:48:39Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/240406pt_BR
dc.description.abstractO Ensino de Ciências para os anos iniciais é caracterizado pelo fato de ser praticado por um professor polivalente, que é responsável pelo ensino de uma gama de conteúdos. Porém há uma carência na formação inicial, que não se aprofunda no estudo das ciências. Partindo da premissa de que as Instituições de Ensino Superior têm destinado pouco tempo para o ensino de Ciências nas grades curriculares da graduação em Pedagogia, o que reflete diretamente em um ensino de Ciências realizado pelo pedagogo em sala de aula menos crítico e consequentemente mais conteudista, lanço o seguinte problema científico a ser investigado: Como momentos formativos complementares, integrados por atividades práticas contextualizadas podem colaborar para o ensino de Ciências durante a formação inicial em pedagogia? Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar o potencial de momentos formativos complementares, integrados por atividades práticas contextualizadas de Ciências, na formação de acadêmicos de Pedagogia. O desenvolvimento deste estudo, que é de natureza qualitativa, ocorreu a partir de dois momentos distintos: (i) investigação empregada em uma oficina ministrada durante um evento acadêmico da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e (ii) investigação empreendida numa disciplina complementar do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A primeira intervenção desenvolveu-se durante uma oficina intitulada Materiais Didáticos para o Ensino de Ciências, no 6º Seminário Institucional PIBID da UERGS, no município de Alegrete/RS, Brasil, no dia 15 de setembro de 2017. Essa intervenção teve duração de quatro horas e participaram como sujeitos nove acadêmicos do curso de Pedagogia da instituição. Já a segunda intervenção desenvolveu-se, durante o 1° semestre de 2019, na disciplina intitulada Ensino de Ciências na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental do curso de Pedagogia da UFSM. As aulas eram semanais, diurnas, com duração de duas horas, o que totalizou ao final do semestre 30 horas. Participaram como sujeitos dessa vivência 10 alunos do curso de Pedagogia e dois alunos do curso de Educação Especial da UFSM. Os dados, avaliados a partir da análise de conteúdo, foram coletados por meio de rodas de conversa e do diário de campo do professor/pesquisador. A partir dos resultados, obtidos pelas atividades realizadas ao longo deste estudo, ficou evidente que o desenvolvimento de aulas práticas contextualizadas, que venham a fornecer subsídios para a melhoria do Ensino de Ciência, proporciona um olhar mais crítico dos futuros professores sobre a temática estudada ao visar a qualidade e compreensão da Ciência no âmbito educacional. Sendo assim, várias propostas foram abordadas e trabalhadas com os discentes durante as duas intervenções, o que forneceu subsídios positivos para a prática pedagógica do professor/pesquisador em sala de aula. Por fim, percebe-se que os resultados deste estudo corroboram os de outras investigações relacionadas à formação de professores, as quais destacam a importância de se repensar o currículo do curso de Pedagogia nas Instituições de Ensino Superior (IES) a longo prazo. Nesse caso, requer-se que as disciplinas sobre o Ensino de Ciências tenham uma carga horária maior ou que sejam ofertados componentes curriculares complementares na graduação e/ou cursos para auxiliar a sanar a lacuna educacional, presente durante a formação inicial do futuro pedagogo, nessa área.pt_BR
dc.description.abstractScience Teaching for the early years is characterized by the fact that it is practiced by a polyvalent teacher, who is responsible for teaching a range of contents. However, there is a lack of deepening in the study of sciences, in initial formation. Based on the premise that Higher Education Institutions have allocated little time to the teaching of Science in the undergraduate curriculum in Pedagogy, which directly reflects in a less critical and consequently more content-based Science teaching carried out by the pedagogue in the classroom, I present the following scientific problem to be investigated: How can complementary training moments, integrated by contextualized practical activities, contribute to the Science teaching during initial training in pedagogy? In this sense, this research aims to analyze the potential of complementary formative moments, integrated by contextualized practical activities of Science, in the education of Pedagogy students.The development of this study, which is qualitative in nature, occurred from two distinct moments: (i) investigation carried out in a workshop held in an academic event at the State University of Rio Grande do Sul (UERGS) and (ii) research undertaken in a complementary discipline of the Pedagogy course at the Federal University of Santa Maria (UFSM). The first intervention was developed during a workshop entitled Teaching Materials for Science Teaching, at the 6th Pibid Institutional Seminar of UERGS, in the municipality of Alegrete/RS, Brazil, on September 15, 2017. This intervention lasted four hours and nine academics from the institution's Pedagogy course participated as subjects. The second intervention was developed during the 1st semester of 2019, in the discipline entitled Teaching Science in Early Childhood Education and Early Years of Elementary School of the Pedagogy course at UFSM. Classes were weekly, at daytime, lasting two hours, which totaled 30 hours at the end of the semester. Ten students from the Pedagogy course and two students from the Special Education course at UFSM participated as subjects of this experience. Data, evaluated from content analysis, were collected through conversation wheels and the teacher/researcher's field diary. From the results obtained by the activities carried out throughout this study, it was evident that the development of contextualized practical classes, which support the improvement of Science Teaching, provides a more critical look by future teachers on the subject studied, aiming at the quality and understanding of Science in the educational field. Thus, several proposals have been adressed and worked with the students during the two interventions, which provided positive subsidies for the pedagogical practice of the teacher/researcher in the classroom. Finally, it is clear that the results of this study corroborate those of other investigations related to teacher education, which highlight the importance of rethinking the curriculum of the Pedagogy course in HEIs in the long term. In this case, it is required that the classes on Science Teaching have a larger workload or that complementary curricular components be offered in undergraduate and/or courses to help fill the educational gap present during the initial training of the future educator in this area.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectPedagogy degreeen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacheren
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectLicentiateen
dc.titleAtividades práticas na formação inicial em pedagogia : novas perspectivas para o ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001143129pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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