Foucault, neoliberalismo e educação : uma análise das práticas de memorização no ensino de matemática
Visualizar/abrir
Data
2021Tipo
Outro título
Foucault, neoliberalism and education : an analysis of memorization practices in the teaching of mathematics
Assunto
Resumo
Este artigo aborda algumas ressonâncias do pensamento do filósofo Michel Foucault no campo educativo, especificamente na Educação Matemática, a partir de um recorte de uma Tese de doutorado que teve como problema de pesquisa a seguinte questão: Como as práticas de memorização na Educação Matemática foram sendo reconfiguradas nos discursos da Revista Nova Escola? As ferramentas metodológicas utilizadas advêm da análise do discurso na perspectiva foucaultiana, lentes com as quais analisamos exemp ...
Este artigo aborda algumas ressonâncias do pensamento do filósofo Michel Foucault no campo educativo, especificamente na Educação Matemática, a partir de um recorte de uma Tese de doutorado que teve como problema de pesquisa a seguinte questão: Como as práticas de memorização na Educação Matemática foram sendo reconfiguradas nos discursos da Revista Nova Escola? As ferramentas metodológicas utilizadas advêm da análise do discurso na perspectiva foucaultiana, lentes com as quais analisamos exemplares desta Revista publicados entre 1986 e 2015. Constatamos que, ao negarem a memorização mecanizada, as reportagens enfatizam a formação de um aluno crítico, criativo, autônomo e empreendedor de si, características necessárias ao sujeito constituído na lógica do neoliberalismo. ...
Abstract
This article approachs some resonances of the philosopher Michel Foucault's thought in the educational field, specifically in Mathematics Education, from a doctoral thesis that had the following question as research problem: How were the memorization practices in Mathematics Education become reconfiguring in the discourses of Revista Nova Escola? The methodological tools used come from discourse analysis in the Foucauldian perspective, lenses with which we analyzed editions of this Magazine pub ...
This article approachs some resonances of the philosopher Michel Foucault's thought in the educational field, specifically in Mathematics Education, from a doctoral thesis that had the following question as research problem: How were the memorization practices in Mathematics Education become reconfiguring in the discourses of Revista Nova Escola? The methodological tools used come from discourse analysis in the Foucauldian perspective, lenses with which we analyzed editions of this Magazine published between 1986 and 2015. We found that, by denying mechanized memorization, the reports emphasize the formation of a student critical, creative, autonomous and entrepreneur of the self, characteristics necessary to the constituted subject in the logic of neoliberalism. ...
Contido em
Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 7, n. 2 (2021), p. 1245-1263.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License