Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSartori, Alice Stephanie Tapiapt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Cláudia Glavampt_BR
dc.date.accessioned2022-06-15T04:44:22Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2359-6856pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/240318pt_BR
dc.description.abstractEste artigo aborda algumas ressonâncias do pensamento do filósofo Michel Foucault no campo educativo, especificamente na Educação Matemática, a partir de um recorte de uma Tese de doutorado que teve como problema de pesquisa a seguinte questão: Como as práticas de memorização na Educação Matemática foram sendo reconfiguradas nos discursos da Revista Nova Escola? As ferramentas metodológicas utilizadas advêm da análise do discurso na perspectiva foucaultiana, lentes com as quais analisamos exemplares desta Revista publicados entre 1986 e 2015. Constatamos que, ao negarem a memorização mecanizada, as reportagens enfatizam a formação de um aluno crítico, criativo, autônomo e empreendedor de si, características necessárias ao sujeito constituído na lógica do neoliberalismo.pt_BR
dc.description.abstractThis article approachs some resonances of the philosopher Michel Foucault's thought in the educational field, specifically in Mathematics Education, from a doctoral thesis that had the following question as research problem: How were the memorization practices in Mathematics Education become reconfiguring in the discourses of Revista Nova Escola? The methodological tools used come from discourse analysis in the Foucauldian perspective, lenses with which we analyzed editions of this Magazine published between 1986 and 2015. We found that, by denying mechanized memorization, the reports emphasize the formation of a student critical, creative, autonomous and entrepreneur of the self, characteristics necessary to the constituted subject in the logic of neoliberalism.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 7, n. 2 (2021), p. 1245-1263.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematics Educationen
dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984pt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectNeoliberalismen
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectFoucaulten
dc.subjectMemorizationen
dc.titleFoucault, neoliberalismo e educação : uma análise das práticas de memorização no ensino de matemáticapt_BR
dc.title.alternativeFoucault, neoliberalism and education : an analysis of memorization practices in the teaching of mathematicsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001136452pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples