Formação de professores (as) do curso Normal e ensino de história nos Anos Iniciais em Porto Alegre
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Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
O presente trabalho adota um diálogo sobre a formação de professores de Curso Normal a nível médio e o ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é contribuir para a formação docente inicial, e da mesma forma busca alcançar docentes em formação continuada nesta área. Trata-se de uma reflexão sobre a possibilidade e viabilidade de ensinar História nos primeiros anos de escolarização. Criamos uma estratégia pedagógica a partir de uma sequência de aulas para normalistas ...
O presente trabalho adota um diálogo sobre a formação de professores de Curso Normal a nível médio e o ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é contribuir para a formação docente inicial, e da mesma forma busca alcançar docentes em formação continuada nesta área. Trata-se de uma reflexão sobre a possibilidade e viabilidade de ensinar História nos primeiros anos de escolarização. Criamos uma estratégia pedagógica a partir de uma sequência de aulas para normalistas do Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha. Na primeira parte da dissertação apresentamos um contexto de como é visto o ensino de História nos Anos Iniciais. Em seguida, apresentamos um breve histórico da escola onde realizamos a pesquisa, destacando a turma em que fizemos a sondagem; refletimos sobre a participação das mulheres na educação, e também sobre a carreira docente nos dias de hoje. Na terceira parte do trabalho dialogamos com marcos legais sobre o Ensino de História como LDB, PCNs e BNCC, por exemplo; conceitos pertinentes da Teoria da História como ensino de História, tempo histórico e fontes históricas e, ainda, concepções como temporalidade, identidade, memória e cidadania. Por fim, apresentamos a sondagem fazendo uma reflexão sobre algumas respostas então produzidas pelas alunas, na sequência construímos um percurso metodológico como produto das reflexões realizadas ao longo deste trabalho, isto é, uma sequência de aulas. A presente pesquisa assume um compromisso com discussões que envolvem a formação de docentes no Curso Normal a nível médio e, neste sentido propomos um conjunto de aulas que abordam conteúdos pertinentes ao ensino de história. Mais do que isso, que essas sugestões contribuam para o entendimento da possibilidade e viabilidade de ensinar história nos anos iniciais. ...
Resumen
El presente trabajo adopta un diálogo sobre la formación de profesores del Curso Normal en nivel medio y la enseñanza de Historia en los años iniciales de la primaria. El objetivo es contribuir para la formación docente inicial, de la misma forma busca alcanzar educadores en formación continuada en esta área. Se trata de una reflexión sobre la posibilidad y viabilidad de enseñar Historia en los primeros años de escolarización. Creamos una estrategia pedagógica partiendo de una secuencia de clas ...
El presente trabajo adopta un diálogo sobre la formación de profesores del Curso Normal en nivel medio y la enseñanza de Historia en los años iniciales de la primaria. El objetivo es contribuir para la formación docente inicial, de la misma forma busca alcanzar educadores en formación continuada en esta área. Se trata de una reflexión sobre la posibilidad y viabilidad de enseñar Historia en los primeros años de escolarización. Creamos una estrategia pedagógica partiendo de una secuencia de clases para estudiantes del Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha. En la primera parte de la disertación presentamos un contexto de cómo es visto la enseñanza de Historia en la primaria. A continuación, presentamos un breve histórico de la escuela donde realizamos la pesquisa, y en la secuencia destacamos el grupo en que hicimos el sondeo, reflejamos sobre la participación de las mujeres en la educación, y también sobre la carrera de profesores en los días de hoy. En la tercera parte del trabajo dialogamos con marcos legales sobre la enseñanza de Historia como LDB (1996), PCNs (1997) y BNCC (2017) por ejemplo; conceptos pertinentes a la Teoría de Historia como enseñanza de Historia, tiempo histórico y fuentes históricas y, además concepciones como temporalidad, identidad, memoria y ciudadanía. Por fin, presentamos el sondeo haciendo una reflexión sobre algunas respuestas entonces producidas por las alumnas, en la secuencia construimos un camino metodológico como producto de las reflexiones realizadas durante este trabajo, eso es, una secuencia de clases. La presente pesquisa se hace cargo de un compromiso con discusiones que envuelven la formación de profesores en la enseñanza media y, en este sentido proponemos un conjunto de clases que abordan contenidos pertinentes a la enseñanza de Historia. Más que eso, que esas sugerencias contribuyan para el entendimiento de la posibilidad y viabilidad de enseñar Historia en la primaria. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História.
Coleções
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Ciências Humanas (7479)Ensino de História (59)
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