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dc.contributor.advisorSantarosa, Lucila Maria Costipt_BR
dc.contributor.authorTijiboy, Ana Vilmapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-07T04:40:08Zpt_BR
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/239823pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho examina de que modo pessoas com Paralisia Cerebral se apropriam dos recursos tecnológicos de um ambiente de aprendizagem computacional telemático (f questão da pesquisa) e, que processos de desenvolvimento se evidenciam nessas pessoas, quando se apropriam desses recursos (i questão da pesquisa). As principais concepções da teórica Sócio-História (Vygotsky, Luria, Leontiev) e de suas interpretações por autores contemporâneos ofereceram subsídios para a criação de categorias de análise. A abordagem metodológica utilizada foi de natureza qualitativa configurando-se em dois estudos de caso do tipo exploratório-descritivos. Tal metodologia permitiu profundidade e detalhamento. A coleta direta e interpretação dos dados foram realizadas num período de dois anos e meio, no entanto dados de outros estudos também foram utilizados. Os sujeitos foram dois jovens com Paralisia Cerebral, do sexo masculino, com vinte anos de idade, oriundos de diferentes contextos sócioeconômicos, níveis e tipos de escolaridade, ambos freqüentando o Núcleo de Informática na Educação Especial da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde o estudo foi realizado. Os resultados mostram, essencialmente, que na medida em que os sujeitos interagiam com o ambiente, apropriando-se dos recursos, desenvolviam processos psicológicos superiores, habilidades motoras e aspectos sócio-afetivos. Para apropriar-se dos recursos do ambiente computacional telemático, os sujeitos evidenciaram uma combinação variada de formas de interação com os recursos do ambiente; nessa apropriação, desenvolveram habilidades motoras relacionadas à precisão, coordenação e força na interação com os dispositivos de hardware do ambiente. Os resultados mostraram também, que no decorrer do processo de apropriação, vários processos de desenvolvimento emergiram, tais como as funções mentais superiores (atenção, memória, linguagem escrita social, linguagem escrita, linguagem egocêntrica, solução de problemas, auto-reflexão/autoconsciência, síntese, dedução/inferência) bem como uma postura cooperativa e de auto-estima. Os sujeitos desenvolveram também as capacidades de gerir redes de comunicação e de encontrar informações na web; demonstraram crescimento quanto à leitura e escrita, uma maior autonomia e vivenciaram mudanças positivas quanto à percepção que a sociedade tinha em relação a eles.pt_BR
dc.description.abstractThe present study examines the way by which people presenting Cerebral Palsy learn to use the technological resources in a learning telematic computer environment (1st research question) and what are the development processes that these persons present while learning to use such resources. The construction of the categories for analysis was based on the main concepts of the Social-Historical theory (Vygotsky, Luria and Leontiev) as well as based on interpretations of contemporary scholars. The methodological approach of this study was qualitative, consisting in two exploratorydescriptive case studies. Such methodology allowed deepness and detailment on the data collection and interpretation. The direct collecting of data lasted two and a half year period, although data from other studies were also used. The subjects were two youngsters with Cerebral Palsy, from different social economic contexts, different leveis and types of schooling. Both subjects attended the Informatics for Special Education Center of the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil, where the study took place. The results basically showed, that while these youngsters learned to use the technological resources of the learning environment, developed psychological higher processes, motor skills and social and affective aspects. In order to learn how to use the technology, they used a combination of di verse ways of interaction with such resources and while that appropriation took place, many development processes or aspects emerged. These processes included higher mental functions (attention, memory, language, problem solving, imagination, self-reflection/self-consciousness, synthesis, deduction/inference) as well as a cooperative attitude and self-esteem. The youngsters developed the capacity to manage communication networks and the ability to find information in the web; they showed improvements in the skills of reading and writing and a higher level of autonomy. At the same time, they also experienced a positive change o f the perception society had about them.en
dc.description.abstractEl presente trabajo examina como las personas con Parálisis Cerebral se apropian de los recursos tecnológicos de un ambiente de aprendizaje computacional telemático o· interrogación de la investigación) y, que procesos de desarrollo se pueden evidenciar en esas personas cuando se apropian de esos recursos (2" interrogación de la investigación). Las principales concepciones de la teoria Socio-Histórica (Vigotsky, Luria, Leontiev) y de sus interpretaciones por autores contemporáneos, ofrecieron subsídios para la creación de categorías de análisis. El abordaje metodológico utilizado fue de naturaleza cualitativa, confi.gurándose en dos estudios de caso de tipo exploratorio-descriptivos. Tal metodologia permitió un profundo y detallado análisis. La colecta directa e interpretación de los datos fueron ejecutadas en un período de dos afíos y medio, sin embargo datos de otros estudios también fueron utilizados. Los sujetos dei estudio fueron dos jóvenes con Parálisis Cerebral, dei sexo masculino, con veinte afíos de edad, provenientes de diferentes clases socio-económicas, niveles y tipos de escolaridad; ambos frecuentando el Núcleo de Informática en Educación Especial de la Universidad Federal de Río Grande do Sul, Brasil, donde se realizó el estudio. Los resultados muestran, esencialmente, que en cuanto los sujetos interactuaban con el ambiente, apropiándose de los recursos, desarrollaron procesos psicológicos superiores, habilidades motoras y aspectos sócio-afectivos. Para apropiarse de los recursos dei ambiente computacional telemático, los sujetos evidenciaron una combinación variada de formas de interacción con los recursos disponibles en el ambiente. En tal proceso de apropiación, los sujetos desarrollaron habilidades motoras relacionadas a precisión, coordinación y fuerza en el manoseo con los dispositivos de hardware del ambiente. Los resultados también mostraron, que en el proceso de apropiación, varios procesos de desarrollo emergieron, tales como las funciones mentales superiores ( atención, memona, lenguaje, solución de problemas, deducciónlinferencia, imaginación, autoreflexiónlautoconsciencia, síntesis ); bien como una actitud cooperativa y de crecimiento, cada vez más, de su autoestima. Los sujetos también desarrollaron las capacidades de gerenciar redes de comunicación y de encontrar informaciones en la web; demostraron crecimiento en la lectura y escritura, una mayor autonomía y vivenciaron mudanzas positivas de percepción que la sociedad tenía en relación a ellos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPortador de deficiênciapt_BR
dc.subjectParalisia cerebralpt_BR
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.titleApropriação das tecnologias de informação e comunicação no desenvolvimento de pessoas com paralisia cerebralpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coTarouco, Liane Margarida Rockenbachpt_BR
dc.identifier.nrb000321383pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2001pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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