Corpo e gênero : recursos didáticos para aprender sobre si
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Tipo
Outro título
Body and gender : didatic resources to learn about yourself
Resumo
A temática que circunda corpo e gênero tem sido compreendida como urgente no que concerne ao contexto das investigações no campo da educação. Compreendendo que seja fundamental para além das investigações acadêmicas, foi desenvolvida uma pesquisa-ação denominada “Gênero e saúde na escola”, realizada no contexto da educação básica. O objetivo da proposta foi de oportunizar aos estudantes de uma escola pública de Porto Alegre/RS, a discussão e reflexão acerca de aspectos relacionados ao corpo e g ...
A temática que circunda corpo e gênero tem sido compreendida como urgente no que concerne ao contexto das investigações no campo da educação. Compreendendo que seja fundamental para além das investigações acadêmicas, foi desenvolvida uma pesquisa-ação denominada “Gênero e saúde na escola”, realizada no contexto da educação básica. O objetivo da proposta foi de oportunizar aos estudantes de uma escola pública de Porto Alegre/RS, a discussão e reflexão acerca de aspectos relacionados ao corpo e gênero. Para isto, foram desenvolvidos dois recursos didáticos, sob o formato de jogos, com o objetivo de problematizar essas temáticas, ainda veladas no contexto escolar, de modo lúdico. Neste escrito, estão descritos os referenciais, processos envolvidos no desenvolvimento e na testagem dos recursos didáticos. Por fim, observou-se que,com autilização de recursos pedagógicos lúdicos,foi possível abordar temáticas, anteriormente consideradas desconfortáveis para os alunos, de modo efetivo. ...
Abstract
The theme that surrounds body and gender has been understood as urgent regardingthe context of investigations in the field of education. Understanding that it is fundamental beyondacademic investigations, an action research called “Gender and health at school” was developed, carried out in the context of basic education. The goalof the proposal was to provide students ofa public school in Porto Alegre/RS theopportunities to discuss and reflect on aspects related to the body and gender. For this ...
The theme that surrounds body and gender has been understood as urgent regardingthe context of investigations in the field of education. Understanding that it is fundamental beyondacademic investigations, an action research called “Gender and health at school” was developed, carried out in the context of basic education. The goalof the proposal was to provide students ofa public school in Porto Alegre/RS theopportunities to discuss and reflect on aspects related to the body and gender. For this, two didactic resources were developed, in the form of games, with the objective of problematizing these themes, still veiled in the schoolcontext, in a playful way. In this writing, the referencesandprocesses involved in the development and testing of teaching resources are described. Finally, it was observed that,with the use of playful pedagogical resources,it was possible to address issues, previously considered uncomfortable for students, in an effective way. ...
Contido em
Debates em Educação. Maceió, AL. Vol. 14, n. 34 (jan./abr. 2022), p. 285-303
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências da Saúde (10773)
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License