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dc.contributor.advisorFenner, Roniere dos Santospt_BR
dc.contributor.authorTusset, Cristianept_BR
dc.date.accessioned2022-05-24T04:44:16Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/238921pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação teve como principal objetivo analisar os impactos da formação docente interdisciplinar, na prática docente dos egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A proposta do curso prevê a formação por área de conhecimento, no caso do curso do Campus Litoral Norte, na área de Ciências da Natureza, que consiste no trabalho integralizado dos conteúdos das disciplinas de Química, Física e Biologia, na perspectiva de que os educadores egressos do curso contribuam na superação da disciplinarização dos saberes promovendo, desta forma, uma educação mais completa e plena. Autores como Chalmers (1993); Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011); Arroyo, Caldart e Molina (2011); Caldart et al (2012); Maldaner (2000); Molina e Martins (2019); Fazenda (2012) embasaram o referencial teórico deste trabalho. Esta é uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e, no que se refere à análise dos dados, utilizou-se o método de análise de conteúdo. As entrevistas foram realizadas em maio de 2021, com as egressas do curso. As evidências apontam que a formação docente interdisciplinar, vivenciada no curso de Licenciatura em Educação do Campo se reflete na prática docente de seus egressos, a perspectiva do trabalho interdisciplinar provoca alterações na prática docente, na postura e na atitude do educador. Mesmo enfrentando obstáculos como a formação docente tradicional e a estrutura dos currículos escolares, os egressos do curso buscam, continuamente, desenvolver um trabalho interdisciplinar. A pesquisa também indica que os egressos tiveram uma melhor compreensão de seu papel na estrutura social do país, da relevância da participação na vida cultural, política e social como forma de transformar a realidade e promover a melhoria de condições de vida de um coletivo, seja global ou comunitário.pt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation had as main objective to analyse the impacts of interdisciplinary teaching education in teaching practices of the egresses of licentiate course in Rural Education in Litoral Norte Campus of Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). The proposal of the course predicts the formation by knowledge area, in case of Litoral Norte Campus, in Science of Nature area, that consists in integralization of the contents of chemistry, physics and biology, and, it has the intention that egresses teachers from the course contribute in the overcoming of disciplinarization of knowledges, promoting, in this way, a complete education. Authors such as Chalmers (1993); Delizoicov, Angotti and Pernambuco (2011); Arroyo, Caldart and Molina (2011); Caldart et al (2012); Maldaner (2000); Molina and Martins (2019); Fazenda (2012) based the theoretical references. This is a qualitative search, descriptive, and, regarding the data analysis, it was used the method of content analyses. The interviews were made in May, 2021, they were semi-structured interviews with egresses of the course. The evidence points that the interdisciplinary teaching education lived in the licentiate course in Rural Education reflects in teaching practice of their egresses, the perspective of an interdisciplinary work provokes alterations in the teaching practice, in the posture and in attitude of the teacher. Even facing obstacles as the traditional teacher education and the structure of school curricula, the egresses continually seek to develop an interdisciplinary work. Also, the search indicates that the egresses had a better comprehension of their role in social structure of country, of the relevance of participation in cultural, political and social life as a way of to transform the reality and to promote the improvement of living conditions of a collective, been global or communitarian.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRural educationen
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectCiências da naturezapt_BR
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectTeaching practiceen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleA formação interdisciplinar na prática docente de egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza do Campus Litoral Norte da UFRGSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001141294pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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