Teoria da relevância, psicologia da atenção e hipermídia adaptativa
dc.contributor.advisor | Vicari, Rosa Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Hodara, Ricardo Holmer | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-06-12T04:17:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/23747 | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa tese visa estabelecer correlações empíricas entre os pressupostos da Teoria da Relevância, como formulada através da Lingüística, por Sperber & Wilson, e a psicologia cognitiva da atenção corrente, através de um instrumento próprio de navegação em hipermídia e testes psicológicos em sujeitos adultos. O resultado positivo dessas correlações tem conseqüências para a construção de futuros softwares educacionais, hipermídia adaptativa e sistemas de recuperação inteligente de informação. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Informática na educação | pt_BR |
dc.subject | Hipermídia | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Ambiente de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Teoria da relevância, psicologia da atenção e hipermídia adaptativa | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Axt, Margarete | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000742245 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2006 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Multidisciplinar (2536)Informática na Educação (313)