“Escutar a cor dos passarinhos” : encontros e criançamentos na assistência social
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Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta dissertação é feita nas tessituras dos encontros das crianças com a assistência social. Busca transbordar o problema inicial da pesquisa: “de que infâncias nos falam as crianças que se encontram no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)?” e tecer reflexões que interrogam o lugar da infância como objeto de uma política pública, a possibilidade de uma escuta afetiva das vozes das crianças e suas perspectivas de mundo no cotidiano do serviço, as expressões e intersecções d ...
Esta dissertação é feita nas tessituras dos encontros das crianças com a assistência social. Busca transbordar o problema inicial da pesquisa: “de que infâncias nos falam as crianças que se encontram no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)?” e tecer reflexões que interrogam o lugar da infância como objeto de uma política pública, a possibilidade de uma escuta afetiva das vozes das crianças e suas perspectivas de mundo no cotidiano do serviço, as expressões e intersecções dos marcadores sociais da diferença e os modos que a pandemia tem afetado suas vidas. Problematiza lugares acostumados da produção do conhecimento, convocando à descolonização do pensamento para uma escuta sensível e um olhar crítico quanto aos atravessamentos dos saberes e poderes que o estruturam. Constitui-se como uma pesquisa cartográfica com traçados singulares e com espaços para criançamentos e pequenices cotidianas, vivenciadas no acompanhamento da rotina de um SCFV em tempos pandêmicos que possibilitou o encontro com crianças e profissionais do serviço. Com interlocuções poéticas, apresenta fragmentos e narrativas desses encontros articulados com reflexões que apontam para a desconstrução de discursos totalizantes e universais sobre as infâncias. Propõe a escutação como aposta ética-estética-política de uma escuta menor em tempos e sistemas maiores, que atropelam e brutalizam o cotidiano de trabalho nas políticas públicas. ...
Abstract
This dissertation was made in the weavings of the encounters between children and the social assistance. It seeks to overflow the initial problem of that was: “what childhoods are the children that are in the Living and Bond Strengthening Service (SCFV) telling us about?” Moreover, it seeks: to weave reflections that interrogates the place that chilhood has as an object of a public policy, the possibility of an affective listening to the voices and world perspectives of these children in the da ...
This dissertation was made in the weavings of the encounters between children and the social assistance. It seeks to overflow the initial problem of that was: “what childhoods are the children that are in the Living and Bond Strengthening Service (SCFV) telling us about?” Moreover, it seeks: to weave reflections that interrogates the place that chilhood has as an object of a public policy, the possibility of an affective listening to the voices and world perspectives of these children in the daily routine of the service, the expressions and intersections of the social markers of difference and the ways that the Covid 19 pandemia has affected their lives. This dissertation also problematizes the accustomed places of knowledge production, in a calling for the decolonization of thinking that enables to a sensitive listening and critical look to the crossings of the knowledges and forces that structure it. It is constituted as a catographic research with singular traces and open spaces to the children’s being and the small daily things that were experienced in living the routine of a SCVF in pandemic times that made possible the encounter with the children and the professionals of the service. Through poetic interlocutions, it presents fragments and narratives of these meetings articulated with reflections that point to the deconstruction of totalizing and universal discourses about childhood. It proposes a listening-action as an ethical-aesthetic-political bet of a minor-listening in larger times and systems, which trample and brutalize the daily work inside the public policies. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional.
Coleções
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Ciências Humanas (7399)
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