A educação permanente no contexto das práticas na saúde : o descortinar do olhar através das narrativas para a saúde do trabalhador
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Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
INTRODUÇÃO: Este estudo reflete sobre o trabalho em saúde lançando mão de estratégia de provocação do olhar para o cotidiano de trabalho por meio da produção de narrativas (orais, escritas e imagéticas), consideradas um dispositivo potente para o desenvolvimento humano pessoal e profissional. Valorizando os encontros, as escutas, as vivências, as sensibilidades singulares, se aprofundou reflexões de questões relacionadas às demandas do mundo do trabalho, no enfoque da Educação Permanente em Saú ...
INTRODUÇÃO: Este estudo reflete sobre o trabalho em saúde lançando mão de estratégia de provocação do olhar para o cotidiano de trabalho por meio da produção de narrativas (orais, escritas e imagéticas), consideradas um dispositivo potente para o desenvolvimento humano pessoal e profissional. Valorizando os encontros, as escutas, as vivências, as sensibilidades singulares, se aprofundou reflexões de questões relacionadas às demandas do mundo do trabalho, no enfoque da Educação Permanente em Saúde (EPS). OBJETIVO: Compreender e apontar elementos para a implementação e o aperfeiçoamento da Política de Educação Permanente em Saúde e da Política de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, através de proposta formativa, amparada nas narrativas das experiências de profissionais da vigilância em saúde do trabalhador da macrorregião sul do Rio Grande do Sul. METODOLOGIA: Esta pesquisa de caráter qualitativo, tipo intervenção, faz uso de narrativas (com entrevistas individuais e oficinas) e um diário de campo para compreender como os trabalhadores da saúde constroem sentido a partir de suas vivências. Sendo assim, a análise se dedicou a compreender este caminho, por meio da hermenêutica, com base nas narrativas das experiências desenvolvidas na perspectiva de autobiografizações e das heterobiografizações. Na sistematização do material empírico, os dados obtidos foram agrupados em três categorias de análise: (i) multiplicidades de olhares do contexto da VISAT (narrativas orais e imagéticas); (ii) potencialidades da Educação Permanente em Saúde (EPS); (iii) o controle social e o fortalecimento das redes de participação. PRINCIPAIS RESULTADOS: Em relação às imagens dos seus cotidianos, os trabalhadores trouxeram fotografias de momentos atuais e de acervos pessoais. Nas fotografias destacaram diferentes situações e significados de suas atuações, desde momentos de educação em/na saúde com trabalhadores até atividades em ambientes de trabalhos distintos. Assim narraram sobre o entendimento das condições laborais e da necessidade do fortalecimento das equipes técnicas das VISATs; do reconhecimento das ações articuladas com as demais vigilâncias, atenção básica e outras instituições; da questão do poder administrativo ao técnico das VISATs nos municípios para atuar nas fiscalizações, entre outras. Foi possível perceber, através das narrativas dos trabalhadores/as, que as ações que participam como protagonistas em espaços de Educação Permanente em Saúde são mais significativas para eles. Este achado reforça o valor da participação dos trabalhadores no processo de ensino aprendizagem. Na opinião dos participantes das oficinas sobre as atividades com fotografias dos seus contextos em saúde, a estratégia foi considerada uma abordagem de grande relevância para avançar na promoção e proteção dos trabalhadores e pode ser realizada com outros públicos. PRODUTO: Foi desenvolvido uma Ação de Extensão/ Oficina vi(s/rt)ual e um material educativo no formato de Relatório com todos os passos desta ação. Este relato é direcionado tanto aos profissionais quanto aos estudantes com interesse na área da Vigilância em Saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa possibilitou ao grupo construir conhecimentos coletivamente, (re)significar suas práticas e refletir sobre as experiências dentro do Programa de EPS. Os mo(vi)mentos da pesquisa-intervenção também contribuíram para compreender e visibilizar elementos para melhor intervir nos processos laborais e educacionais, através do descortinar do olhar da VISAT. ...
Abstract
INTRODUCTION: This study examines the work in health using a strategy of provocation of the look at the daily routine of work through the production of narratives (oral, written and imaged), considered a powerful device for personal and professional human development. Valuing the encounters, the listening, the experiences, unique sensibilities, reflections on issues related to the demands of the world of work were deepened, in the focus of Permanent Education in Health (PEH). OBJECTIVE: To unde ...
INTRODUCTION: This study examines the work in health using a strategy of provocation of the look at the daily routine of work through the production of narratives (oral, written and imaged), considered a powerful device for personal and professional human development. Valuing the encounters, the listening, the experiences, unique sensibilities, reflections on issues related to the demands of the world of work were deepened, in the focus of Permanent Education in Health (PEH). OBJECTIVE: To understand and point out elements for the implementation and improvement of the Permanent Health Education Policy and the Occupational Health Policy, through a training proposal, supported by the narratives of the experiences of workers' health surveillance professionals in the southern macro-region of Rio Grande do Sul. METHODOLOGY: This qualitative research, intervention type, uses narratives (with individual interviews and workshops) and a field diary to understand how health workers build sense from their experiences. Thus, the analysis was dedicated to understanding this path, through hermeneutics, based on the narratives of experiences developed from the perspective of autobiographies and heterobiographies. In the systematization of the empirical material, the data obtained were grouped into three categories of analysis: (i) multiplicities of views from the Work Health Surveillance (WHS) context (oral and imagistic narratives); (ii) potential of Permanent Health Education (PHE); (iii) social control and the strengthening of participation networks. MAIN RESULTS: Regarding the images of their daily lives, workers brought photographs of current moments and personal collections. In the photographs, they highlighted different situations and meanings of their actions, from moments of education in/to health with workers to activities in different work environments. In that way, they narrated about the understanding of the working conditions and the need to strengthen the technical teams of the WHS's; recognition of actions articulated with other surveillance, primary care and other institutions; from the issue of administrative power to the technician of WHS's in the municipalities to act in inspections, among others. It was possible to perceive, through the workers' narratives, that the actions in which they participated as protagonists in Permanent Health Education spaces are more significant for them. This finding reinforces the value of workers' participation in the teaching-learning process. In the opinion of workshop participants on activities with photographs of their health contexts, the strategy was considered a highly relevant approach to advance the promotion and protection of workers and can be carried out with other audiences. PRODUCT: An Extension Action/Visual Workshop and educational material were developed in the format of a report with all the steps of this action. This report is aimed at both professionals and students interested in the area of Health Surveillance. FINAL CONSIDERATIONS: The research allowed the group to collectively build knowledge, (re)signify their practices and reflect on the experiences within the PEH Program. The research-intervention movements also contributed to understanding and showing elements to better intervene in the labor and educational processes, through the unveiling of WHS's eyes. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde.
Coleções
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Ciências da Saúde (9127)Ensino na Saúde (135)
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