O trabalho docente nas escolinhas esportivas: experiências narradas na escola
Visualizar/abrir
Data
2021Tipo
Outro título
Teaching work in sports schools: experiences narrated in school
El trabajo docente en escuelas deportivas: experiencias relatadas en el colegio
Assunto
Resumo
Neste artigo tematizam-se as experiências docentes dos professores de Educação Física que ensinam o esporte como atividade opcional em uma escola da rede privada de Porto Alegre, RS. No estudo, uma pesquisa narrativa, a produção dos dados foi obtida mediante entrevistas e observação dos participantes registradas em diário de campo além da análise de documentos, no período de outubro a dezembro de 2019. A análise das informações coletadas revelou que os professores colaboradores do estudo perceb ...
Neste artigo tematizam-se as experiências docentes dos professores de Educação Física que ensinam o esporte como atividade opcional em uma escola da rede privada de Porto Alegre, RS. No estudo, uma pesquisa narrativa, a produção dos dados foi obtida mediante entrevistas e observação dos participantes registradas em diário de campo além da análise de documentos, no período de outubro a dezembro de 2019. A análise das informações coletadas revelou que os professores colaboradores do estudo percebem seu trabalho dentro de um contexto de “não lugar” de atuação docente. A construção das experiências docentes desses professores perpassa suas histórias de vida com o esporte e está fortemente ligada à cultura escolar na qual estão inseridos. ...
Abstract
This article focuses on the teaching experiences of Physical Education teachers who teach sport as an optional activity in a private school in Porto Alegre, RS. In the study, a narrative research, the production of the data was obtained through interviews and observation the of participants recorded in a field diary in addition to the analysis of documents, from October to December 2019. The analysis of the information collected revealed that the collaborating teachers of the study perceive the ...
This article focuses on the teaching experiences of Physical Education teachers who teach sport as an optional activity in a private school in Porto Alegre, RS. In the study, a narrative research, the production of the data was obtained through interviews and observation the of participants recorded in a field diary in addition to the analysis of documents, from October to December 2019. The analysis of the information collected revealed that the collaborating teachers of the study perceive their work within a context of a "non-place" of teaching. The construction of the teaching experiences of these teachers permeates their life stories with sport and is strongly linked to the school culture in which they are inserted. ...
Resumen
Este trabajo presenta experiencias docentes de los profesores de Educación Física que enseñan deporte como actividad optativa en un colegio privado de Porto Alegre, Río Grande del Sur, Brasil. En este estudio, una investigación narrativa, la producción de los datos se obtuvo por medio de entrevistas y de la observación de los participantes, registradas en un diario de campo, además del análisis de documentos, en el período de octubre a diciembre de 2019. El examen de las informaciones colectada ...
Este trabajo presenta experiencias docentes de los profesores de Educación Física que enseñan deporte como actividad optativa en un colegio privado de Porto Alegre, Río Grande del Sur, Brasil. En este estudio, una investigación narrativa, la producción de los datos se obtuvo por medio de entrevistas y de la observación de los participantes, registradas en un diario de campo, además del análisis de documentos, en el período de octubre a diciembre de 2019. El examen de las informaciones colectadas reveló que los profesores colaboradores del estudio observan su trabajo dentro del contexto de un “no lugar” de actuación docente. La construcción de las experiencias docentes de esos profesionales atraviesa sus histórias de vida con el deporte y está fuertemente ligada a la cultura escolar en la que están inseridos. ...
Contido em
Motrivivência. Florianópolis. Vol. 32, n.61 (2020), p. 01-22
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42503)Ciências da Saúde (11511)
Este item está licenciado na Creative Commons License
