Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTerragno, Tatiana Martinspt_BR
dc.contributor.authorGinciene, Guypt_BR
dc.date.accessioned2022-04-07T04:48:20Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn0103-4111pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236719pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo tematizam-se as experiências docentes dos professores de Educação Física que ensinam o esporte como atividade opcional em uma escola da rede privada de Porto Alegre, RS. No estudo, uma pesquisa narrativa, a produção dos dados foi obtida mediante entrevistas e observação dos participantes registradas em diário de campo além da análise de documentos, no período de outubro a dezembro de 2019. A análise das informações coletadas revelou que os professores colaboradores do estudo percebem seu trabalho dentro de um contexto de “não lugar” de atuação docente. A construção das experiências docentes desses professores perpassa suas histórias de vida com o esporte e está fortemente ligada à cultura escolar na qual estão inseridos.pt_BR
dc.description.abstractThis article focuses on the teaching experiences of Physical Education teachers who teach sport as an optional activity in a private school in Porto Alegre, RS. In the study, a narrative research, the production of the data was obtained through interviews and observation the of participants recorded in a field diary in addition to the analysis of documents, from October to December 2019. The analysis of the information collected revealed that the collaborating teachers of the study perceive their work within a context of a "non-place" of teaching. The construction of the teaching experiences of these teachers permeates their life stories with sport and is strongly linked to the school culture in which they are inserted.en
dc.description.abstractEste trabajo presenta experiencias docentes de los profesores de Educación Física que enseñan deporte como actividad optativa en un colegio privado de Porto Alegre, Río Grande del Sur, Brasil. En este estudio, una investigación narrativa, la producción de los datos se obtuvo por medio de entrevistas y de la observación de los participantes, registradas en un diario de campo, además del análisis de documentos, en el período de octubre a diciembre de 2019. El examen de las informaciones colectadas reveló que los profesores colaboradores del estudio observan su trabajo dentro del contexto de un “no lugar” de actuación docente. La construcción de las experiencias docentes de esos profesionales atraviesa sus histórias de vida con el deporte y está fuertemente ligada a la cultura escolar en la que están inseridos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMotrivivência. Florianópolis. Vol. 32, n.61 (2020), p. 01-22pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPhysical education teachersen
dc.subjectTeaching worken
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectEsportespt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectSportsen
dc.subjectProfesores de educación físicaes
dc.subjectTrabajo docentees
dc.subjectEscuelaes
dc.subjectDeportees
dc.titleO trabalho docente nas escolinhas esportivas: experiências narradas na escolapt_BR
dc.title.alternativeTeaching work in sports schools: experiences narrated in schoolen
dc.title.alternativeEl trabajo docente en escuelas deportivas: experiencias relatadas en el colegioes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001137535pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples