O conceito de energia sonora na composição musical
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta tese define o conceito de energia sonora na composição musical. O primeiro capítulo expõe citações referentes aos termos energia e escuta, visando estabelecer o significado que ambos têm neste trabalho. O objetivo principal desta pesquisa é estudar a relação entre energia e escuta, visando compreender a influência que a energia sonora tem sobre a experiência de escuta de uma obra musical. O conceito de energia é exposto sob dois vieses. O primeiro, dos capítulos 2 e 3, é um viés analítico, ...
Esta tese define o conceito de energia sonora na composição musical. O primeiro capítulo expõe citações referentes aos termos energia e escuta, visando estabelecer o significado que ambos têm neste trabalho. O objetivo principal desta pesquisa é estudar a relação entre energia e escuta, visando compreender a influência que a energia sonora tem sobre a experiência de escuta de uma obra musical. O conceito de energia é exposto sob dois vieses. O primeiro, dos capítulos 2 e 3, é um viés analítico, aplicando-o em um repertório que abrange as obras: Quatro Peças para Orquestra, de Scelsi; Voyage into the Golden Screen, de Per Nørgård; e o Quarteto de Cordas Nº3: Im Innersten, de Wolfgang Rihm. O segundo, do capítulo 4, é um viés composicional, empregando o conceito em minha própria música. Nos capítulos 2 e 3, examino a relação entre a energia e o fenômeno da escuta. No capítulo 4, apresento um método de utilização do conceito de energia sonora como ferramenta composicional, esclarecendo algumas de minhas escolhas sobre a manutenção do interesse de escuta. As partituras e gravações das cinco obras escritas durante esta pesquisa estão no capítulo 5. ...
Abstract
This thesis defines the concept of sound energy in musical composition. The first chapter presents quotes referring to the terms energy and listening, aiming to establish the meaning that both have in this work. The main objective of this research is to study the relationship between energy and listening, aiming to understand the influence that sound energy has on the listening experience of a musical work. The concept of energy is exposed under two biases. The first, in chapters 2 and 3, is an ...
This thesis defines the concept of sound energy in musical composition. The first chapter presents quotes referring to the terms energy and listening, aiming to establish the meaning that both have in this work. The main objective of this research is to study the relationship between energy and listening, aiming to understand the influence that sound energy has on the listening experience of a musical work. The concept of energy is exposed under two biases. The first, in chapters 2 and 3, is an analytical approach, applying it in the following repertoire: Quattro Pezzi su una nota sola, by Scelsi; Voyage into the Golden Screen, by Per Nørgård; and Wolfgang Rihm's String Quartet Nº3: Im Innersten. The second, in chapter 4, is a compositional approach, employing the concept in my own music. In Chapters 2 and 3, I examine the relationship between energy and the phenomenon of listening. In chapter 4, I present a method of employing the concept of sound energy as a compositional tool, clarifying some of my choices about the maintenance of the interest of listening. The scores and recordings of the five works written during this research are presented in chapter 5. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2877)Música (414)
Este item está licenciado na Creative Commons License