Utilizando medidas de tendência central para construir habilidades da literacia digital
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho de conclusão visa responder a pergunta norteadora “quais as potencialidades do tratamento estatístico de dados com medidas de tendência central para a construção de conceitos relacionados à Literacia Digital?”. Através de uma pesquisa com abordagem qualitativa de análise de dados, nos aprofundamos nas habilidades que compõem a Literacia Digital e também em referenciais que tratam da utilização de Tecnologias Digitais na educação matemática para estruturar a pesquisa. Os alun ...
O presente trabalho de conclusão visa responder a pergunta norteadora “quais as potencialidades do tratamento estatístico de dados com medidas de tendência central para a construção de conceitos relacionados à Literacia Digital?”. Através de uma pesquisa com abordagem qualitativa de análise de dados, nos aprofundamos nas habilidades que compõem a Literacia Digital e também em referenciais que tratam da utilização de Tecnologias Digitais na educação matemática para estruturar a pesquisa. Os alunos que participaram desse projeto foram estudantes de 9º ano de uma escola pública da cidade de Gravataí. Estes alunos escolheram uma produção audiovisual para pesquisar as cotações em diferentes sites especializados e depois realizaram tarefas para tratarem estatisticamente desses dados. Finalizado o projeto, os dados obtidos foram analisados levando em consideração os conceitos de Jenkins et al (2009) sobre o que é Literacia Digital, e procuramos indícios do uso das onze habilidades. Foram encontrados indícios de uso de três dessas habilidades: a inteligência coletiva, o julgamento e o networking. ...
Abstract
The present conclusion work aims to answer the guiding question “what are the potentials of the statistical treatment of data with measures of central tendency for the construction of concepts related to Digital Literacy?”. Through a research with a qualitative approach to data analysis, we deepened in the skills that make up Digital Literacy and also in references that deal with the use of Digital Technologies in mathematics education to structure the research. The students who participated in ...
The present conclusion work aims to answer the guiding question “what are the potentials of the statistical treatment of data with measures of central tendency for the construction of concepts related to Digital Literacy?”. Through a research with a qualitative approach to data analysis, we deepened in the skills that make up Digital Literacy and also in references that deal with the use of Digital Technologies in mathematics education to structure the research. The students who participated in this project were 9th grade students from a public school in the city of Gravataí. These students chose an audiovisual production to search for quotes on different specialized sites and then performed tasks to statistically treat these data. Once the project was completed, the data obtained were analyzed taking into account the concepts of Jenkins et al (2009) about what Digital Literacy is, and we looked for evidence of the use of the eleven skills. Evidence was found for the use of three of these skills: collective intelligence, judgment and networking. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Curso de Matemática: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Matemática (405)
Este item está licenciado na Creative Commons License