A formação de professores primários do Rio Grande do Sul : enunciações sobre os saberes matemáticos em publicações dos boletins do Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa discorre sobre enunciações dos saberes matemáticos para a formação de professores primários em publicações presentes nos boletins do Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais (CPOE) do Rio Grande do Sul, Brasil. Esses boletins foram publicados durante o período de 1947 a 1966, sendo que destes foram selecionadas as publicações destinadas ao ensino normal e que abordavam a Matemática, para realização de uma análise sobre os saberes matemáticos. Assim, buscamos responder: De que ...
Esta pesquisa discorre sobre enunciações dos saberes matemáticos para a formação de professores primários em publicações presentes nos boletins do Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais (CPOE) do Rio Grande do Sul, Brasil. Esses boletins foram publicados durante o período de 1947 a 1966, sendo que destes foram selecionadas as publicações destinadas ao ensino normal e que abordavam a Matemática, para realização de uma análise sobre os saberes matemáticos. Assim, buscamos responder: De que modo se apresentam as enunciações, em publicações dos boletins do Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais do Rio Grande do Sul, com relação aos saberes matemáticos, constituindo possíveis enunciados acerca da formação de professores primários? Para isso, o estudo foi fundamentado sob uma perspectiva histórico-cultural em diálogo com produções de Roger Chartier e com os estudos sobre os saberes matemáticos de Wagner Valente. Além disto, em contribuição para análise desta pesquisa, tomamos uma abordagem discutida por Michel Foucault quanto ao nosso olhar sobre as enunciações e possíveis enunciados a respeito dos saberes matemáticos para a formação do professor primário. Como resultado, temos que as enunciações acerca dos saberes matemáticos nas publicações analisadas se apresentam: 1) na realização de trabalhos que se inter-relacionam com as unidades de ensino; 2) em momentos de orientação e analise do exame de admissão de matemática para seleção de candidatos ao curso normal; 3) em instruções e diretrizes relacionadas à matemática no curso de formação de professores primários e 4) nas unidades de ensino ofertadas nos Departamentos de Cultura Geral e de Cultura Profissional. A partir disso foram identificados alguns possíveis enunciados, tais como: 1) existe uma personalidade desejada para o professor primário desde o ingresso no curso primário a ser desenvolvida durante sua formação; 2) a formação do professor primário deve privilegiar os saberes para ensinar relacionados ao ensino de crianças; 3) dentre os saberes a e para ensinar pertencentes à cultura profissional na formação do professor primário, são enfatizados os saberes para ensinar; 4) para a formação do professor primário são realizadas atividades a partir de um tema central, envolvendo a integração entre as disciplinas do curso normal; 5) os saberes matemáticos na formação do professor primário estão diretamente relacionados com o currículo do ensino primário; e 6) existe uma visão democrática do CPOE nas orientações para a formação do professor primário. ...
Abstract
This research discusses mathematical knowledge enunciations for primary teacher training on the bulletins publications of the Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais (CPOE) in Rio Grande do Sul, Brazil. We selected from this bulletins published between 1947 and 1966 the publications destinated to normal teaching that addressed Mathematics to carry out an analysis on mathematical knowledge. This research seeks to answer: How do the mathematical knowledge enunciations present themselves con ...
This research discusses mathematical knowledge enunciations for primary teacher training on the bulletins publications of the Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais (CPOE) in Rio Grande do Sul, Brazil. We selected from this bulletins published between 1947 and 1966 the publications destinated to normal teaching that addressed Mathematics to carry out an analysis on mathematical knowledge. This research seeks to answer: How do the mathematical knowledge enunciations present themselves constituting possible statements about primary teacher training on the bulletins publications of the Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais in Rio Grande do Sul? For this, the study was based on Roger Chartier´s culturalhistorical perspective in dialogue with the studies of Wagner Valente on mathematical knowledge. Furthermore, we take an Michel Foucault´s approach to the analysis of this research, regarding our view of enunciations and possible statements about mathematical knowledge for primary teacher training. As a result, the following enunciations about mathematical knowledge are presented: 1) in carring out works that are interrelated with the teaching units; 2) at times of guiding and analyzing the entrance exam in mathematics for the normal course´s selection of candidates; 3) in the instructions and guidelines related to mathematics in the training course for primary teachers; and 4) in the teaching units offered in the Departamento de Cultura Geral and in the Departamento de Cultura Profissional. In addition, there are some possible statements in the publications, such as: 1) the primary teacher has a desired personality to be presented since the beggining of the course and to be developed during their training; 2) the primary teacher training must provide knowledge to teach the children; 3) between the knowledge a and para teach belonging to the professional culture in the formation of the primary teacher, the knowledge to teach is emphasized; 4) activities are carried out based on a central theme for the primary teacher training, involving an integration between the subjects of the normal course; 5) the mathematical knowledge in primary teacher training is directly related to the primary education curriculum; and 6) there is a democratic conception on the CPOE guidelines for the formation of primary teachers. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática.
Coleções
-
Multidisciplinar (2563)Ensino de Matemática (205)
Este item está licenciado na Creative Commons License