Impactos da pandemia de Covid-19 na saúde mental de professores sob a perspectiva de gestores de escolas públicas estaduais de Porto Alegre
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O desenvolvimento da pandemia da COVID-19 trouxe diversos desafios para a área da educação no Brasil, em grande parte devido ao fechamento das escolas e à consequente necessidade do ensino remoto. Portanto, o objetivo do presente estudo é examinar os principais impactos causados pela pandemia e o ensino remoto na saúde mental de docentes sob a perspectiva de gestores de escolas públicas estaduais de Porto Alegre-RS, abrangendo todos os níveis de ensino. Trata-se de um estudo exploratório-descri ...
O desenvolvimento da pandemia da COVID-19 trouxe diversos desafios para a área da educação no Brasil, em grande parte devido ao fechamento das escolas e à consequente necessidade do ensino remoto. Portanto, o objetivo do presente estudo é examinar os principais impactos causados pela pandemia e o ensino remoto na saúde mental de docentes sob a perspectiva de gestores de escolas públicas estaduais de Porto Alegre-RS, abrangendo todos os níveis de ensino. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de corte transversal e quantitativo. A amostra foi composta por 51 gestores de escolas que pertencem a Primeira Coordenadoria de Educação do Estado (01 CRE), os quais responderam a um questionário on-line, cujos dados foram analisados por meio de estatística descritiva e correlação. Os resultados indicaram que os gestores têm percebido os professores mais sobrecarregados e expressando sentimentos de medo, frustração e incerteza perante as novas demandas como o manuseio de recursos tecnológicos/digitais, a readaptação do conteúdo e das formas de avaliação, bem como do calendário letivo. Frente a isso, o efetivo apoio institucional tem sido indicado como fundamental para orientar os professores e acolhê-los em suas demandas emocionais frente ao atual momento da educação no Brasil. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Psicologia.
Coleções
-
TCC Psicologia (438)
Este item está licenciado na Creative Commons License