Impactos da pandemia de Covid-19 na saúde mental de professores sob a perspectiva de gestores de escolas públicas estaduais de Porto Alegre
View/ Open
Date
2021Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O desenvolvimento da pandemia da COVID-19 trouxe diversos desafios para a área da educação no Brasil, em grande parte devido ao fechamento das escolas e à consequente necessidade do ensino remoto. Portanto, o objetivo do presente estudo é examinar os principais impactos causados pela pandemia e o ensino remoto na saúde mental de docentes sob a perspectiva de gestores de escolas públicas estaduais de Porto Alegre-RS, abrangendo todos os níveis de ensino. Trata-se de um estudo exploratório-descri ...
O desenvolvimento da pandemia da COVID-19 trouxe diversos desafios para a área da educação no Brasil, em grande parte devido ao fechamento das escolas e à consequente necessidade do ensino remoto. Portanto, o objetivo do presente estudo é examinar os principais impactos causados pela pandemia e o ensino remoto na saúde mental de docentes sob a perspectiva de gestores de escolas públicas estaduais de Porto Alegre-RS, abrangendo todos os níveis de ensino. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de corte transversal e quantitativo. A amostra foi composta por 51 gestores de escolas que pertencem a Primeira Coordenadoria de Educação do Estado (01 CRE), os quais responderam a um questionário on-line, cujos dados foram analisados por meio de estatística descritiva e correlação. Os resultados indicaram que os gestores têm percebido os professores mais sobrecarregados e expressando sentimentos de medo, frustração e incerteza perante as novas demandas como o manuseio de recursos tecnológicos/digitais, a readaptação do conteúdo e das formas de avaliação, bem como do calendário letivo. Frente a isso, o efetivo apoio institucional tem sido indicado como fundamental para orientar os professores e acolhê-los em suas demandas emocionais frente ao atual momento da educação no Brasil. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Psicologia.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License