Impactos da pandemia de Covid-19 na saúde mental de professores sob a perspectiva de gestores de escolas públicas estaduais de Porto Alegre
dc.contributor.advisor | Marin, Angela Helena | pt_BR |
dc.contributor.author | Fagundes, Pedro Alves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-02T05:03:50Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/236491 | pt_BR |
dc.description.abstract | O desenvolvimento da pandemia da COVID-19 trouxe diversos desafios para a área da educação no Brasil, em grande parte devido ao fechamento das escolas e à consequente necessidade do ensino remoto. Portanto, o objetivo do presente estudo é examinar os principais impactos causados pela pandemia e o ensino remoto na saúde mental de docentes sob a perspectiva de gestores de escolas públicas estaduais de Porto Alegre-RS, abrangendo todos os níveis de ensino. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de corte transversal e quantitativo. A amostra foi composta por 51 gestores de escolas que pertencem a Primeira Coordenadoria de Educação do Estado (01 CRE), os quais responderam a um questionário on-line, cujos dados foram analisados por meio de estatística descritiva e correlação. Os resultados indicaram que os gestores têm percebido os professores mais sobrecarregados e expressando sentimentos de medo, frustração e incerteza perante as novas demandas como o manuseio de recursos tecnológicos/digitais, a readaptação do conteúdo e das formas de avaliação, bem como do calendário letivo. Frente a isso, o efetivo apoio institucional tem sido indicado como fundamental para orientar os professores e acolhê-los em suas demandas emocionais frente ao atual momento da educação no Brasil. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino Remoto Emergencial (ERE) | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Escolas públicas | pt_BR |
dc.title | Impactos da pandemia de Covid-19 na saúde mental de professores sob a perspectiva de gestores de escolas públicas estaduais de Porto Alegre | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001139226 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Psicologia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Psicologia (438)