Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorLima, Nathan Willigpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Paulo Renato Carollo dept_BR
dc.date.accessioned2022-03-26T05:11:11Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236285pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho parte de uma reflexão sobre a noção de educação dialogada e de autonomia apresentadas por Freire para propor uma sequência didática apoiada sobre quatro eixos didáticos: abordagem histórica, abordagem de questões sociocientíficas (QSC), abordagem investigativa e aula expositiva-dialogada. Propôs-se um sentido específico em que essas atividades devem ocorrer, sugerindo que elas culminem em um júri simulado. No caso do presente trabalho, elaborou-se uma sequência didática para dialogar sobre benefícios e riscos de radiação ionizantes (o que demanda a construção de diferentes conhecimentos de Física Moderna – tema pouco explorado na Educação Básica). Essa sequência didática parte da apresentação de uma QSC, e, em uma sequência de 8 aulas, passando por todos eixos mencionados, culmina no júri simulado, em que os alunos devem debater e chegar a uma conclusão sobre o tema proposto. Com isso, fomenta-se o aprendizado da Física para interpretação de situações concretas, viabilizando a autonomia dos estudantes. Além da proposta didática, o produto contém os seguintes itens: material para formação de um júri simulado, um manual de instalação e programação do Arduino para detecção de raios UV, uma planilha com dados de radiação UV para análise e interpretação dos alunos, material com reportagens de jornais e revistas sobre duas QSC envolvendo radiações, e quatro textos com questionários sobre Física das Radiações para Educação Básica. O produto foi aplicado em duas turmas dos terceiro ano do Ensino Médio em uma escola pública de Porto Alegre, de forma remota, devido à pandemia de COVID-19. Neste texto, as aulas realizadas são brevemente narradas e as respostas dos alunos aos diferentes questionários são discutidas em detalhe. Por fim, faz-se uma discussão sobre o debate dos alunos no júri simulado.pt_BR
dc.description.abstractThe present work starts from a reflection on the notion of dialogued education and autonomy presented by Freire to propose a didactic sequence supported by four didactic axes: historical approach, approach to socio-scientific issues (SSI), investigative approach and expository-dialogued class. We propose a specific sense in which these activities should take place, suggesting that they culminate in a mock jury. In the case of this work, we developed a didactic sequence to discuss the benefits and risks of ionizing radiation (which requires the construction of different knowledge of Modern Physics – a topic that is little explored in Basic Education). This didactic sequence starts with the presentation of a SSI, and, in a sequence of 8 classes, going through all the aforementioned axes, it culminates in the simulated jury, in which students must debate and reach a conclusion on the proposed topic. With this, we encourage the learning of Physics for the interpretation of concrete situations, enabling the students' autonomy. In addition to the didactic proposal, the product contains the following materials: material for training a simulated jury, an Arduino installation and programming manual for UV detection, a spreadsheet with UV radiation data for analysis and interpretation of students, material with newspaper and magazine reports on two SSI involving radiation, and four texts with questionnaires on Radiation Physics for Basic Education. The product was applied to two groups of the third year of high school in a public school in Porto Alegre, remotely, due to the COVID-19 pandemic. In this text, the classes held are briefly narrated and the students' responses to the different questionnaires are discussed in detail. Finally, we have a discussion about the students' debate in the mock jury.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching Physicsen
dc.subjectFísica : Ensinopt_BR
dc.subjectFisica das radiacoespt_BR
dc.subjectSocio-scientific issueen
dc.subjectRadiation Physicsen
dc.titleAs radiações ionizantes e seus efeitos biológicos : dialogando sobre riscos e benefícios na aula de Físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRoso, Caetano Castropt_BR
dc.identifier.nrb001133384pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem