Design orientado para o dilema : uma contribuição para a experiência de designers em cocriação
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Outro título
Dilemma-driven design : a contribution for the experience of co-creation designers
Assunto
Resumo
Profissionais de design podem exercer suas atividades de modo colaborativo, trabalhando em equipe, com especialistas ou não especialistas, bem como fazendo interação com outras áreas do conhecimento. Neste sentido, necessidades surgem e um ponto de partida para a compreensão desses relacionamentos humanos se dá na intersecção do design com a psicologia. O campo do design emocional conduz à possibilidade de projetar para estimular ou abrandar determinadas emoções. Visto que as pessoas enfrentam ...
Profissionais de design podem exercer suas atividades de modo colaborativo, trabalhando em equipe, com especialistas ou não especialistas, bem como fazendo interação com outras áreas do conhecimento. Neste sentido, necessidades surgem e um ponto de partida para a compreensão desses relacionamentos humanos se dá na intersecção do design com a psicologia. O campo do design emocional conduz à possibilidade de projetar para estimular ou abrandar determinadas emoções. Visto que as pessoas enfrentam desconfortos através de diversos conflitos em suas experiências de vida (incluindo as profissionais), a abordagem do DDD (design orientado para o dilema) estimula a geração de estratégias de design para amenizar ou resolver conflitos. Esta pesquisa tem como objetivo verificar como a abordagem teórico-metodológica do design orientado para o dilema pode contribuir para o engajamento dos designers em processos de cocriação em place branding, impactando positivamente no trabalho colaborativo e no bem-estar destes profissionais. Apresenta como unidade de análise um grupo de designers trabalhando colaborativamente em um projeto de place branding, chamado O Que Marca Porto Alegre? Com o intuito de responder aos objetivos deste trabalho, a identificação de emoções e dilemas associados à experiência colaborativa acorreu por meio de questionários e entrevistas aplicadas aos integrantes do grupo. De posse desses resultados, foi formado um grupo focal com designers, com o objetivo traçar diretrizes para equilibrar o principal concern conflitante constatado - aderir à ideia do grupo, mesmo considerando a sua melhor. Como resultado, 16 diretrizes projetuais foram desenvolvidas, com base em quatro constructos identificados ao longo do estudo: gestão, metodologia, autoria e comunicação. ...
Abstract
Design professionals can perform their activities in a collaborative way, working in teams, with specialists or non-specialists, as well as interacting with other areas of knowledge. In this sense, needs arise and a starting point for understanding these human relationships takes place at the intersection of design and psychology. The field of emotional design leads to the possibility of designing to stimulate or soften certain emotions. Since people face discomfort through various conflicts in ...
Design professionals can perform their activities in a collaborative way, working in teams, with specialists or non-specialists, as well as interacting with other areas of knowledge. In this sense, needs arise and a starting point for understanding these human relationships takes place at the intersection of design and psychology. The field of emotional design leads to the possibility of designing to stimulate or soften certain emotions. Since people face discomfort through various conflicts in their life experiences (including professional ones), the DDD design approach (dilemma-oriented design) encourages the generation of design strategies to alleviate or resolve conflicts. This research aims to verify how the theoretical-methodological approach to dilemma-oriented design can contribute to the engagement of designers in co-creation processes in place branding, positively impacting the collaborative work and well-being of these professionals. It presents as a unit of analysis a group of designers working collaboratively on a collective place branding project, called O Que Marca Porto Alegre?. In order to respond to the objectives of this work, the identification of emotions and dilemmas associated with the collaborative experience occurred through questionnaires and interviews applied to group members. With these results in hand, a focus group was formed with designers, aiming to outline guidelines to balance the main conflicting concern found - adhere to the group's idea, even considering its best. As a result, 16 design guidelines were developed, based on four constructs identified throughout the study: management, methodology, authorship and communication. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Design.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6071)Design (389)
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