A cooperação e a solidariedade no contexto da Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL) : uma estratégia formativa para as/os jovens do campo
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Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
Cooperation and Solidarity in the context of the Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL) : a training strategy for the young people of the countryside
Assunto
Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender o papel da cooperação e da solidariedade no processo formativo desenvolvido pela Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL), junto às/aos jovens do campo do Território Zona Sul do Rio Grande do Sul (RS). A metodologia empregada é qualitativa, com características de um estudo de caso e as técnicas utilizadas foram: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e observação participante. A EFASUL é uma escola comunitária, pautada pelos princípios da Agr ...
Este artigo tem como objetivo compreender o papel da cooperação e da solidariedade no processo formativo desenvolvido pela Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL), junto às/aos jovens do campo do Território Zona Sul do Rio Grande do Sul (RS). A metodologia empregada é qualitativa, com características de um estudo de caso e as técnicas utilizadas foram: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e observação participante. A EFASUL é uma escola comunitária, pautada pelos princípios da Agroecologia, da Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância, que surgiu a partir das demandas de agricultoras/es organizados no Fórum da Agricultura Familiar da Região Sul. Os temas da cooperação e da solidariedade perpassam todo o fazer pedagógico da EFASUL, que vai muito além da sala de aula, contemplando diversos momentos, tais como: as práticas desenvolvidas na área agrícola experimental, os mutirões realizados em propriedades parceiras, os coletivos de trabalho para manutenção e higienização dos ambientes, a construção coletiva de acordos, a convivência das/os educandas/os durante o período em que estão alojados na escola, a realização de rodas e assembleias para as tomadas de decisões, o desenvolvimento de um componente curricular denominado “Economia Solidária e Cooperação Agrícola” e o incentivo às/aos educandas/os para a realização de seus estágios profissionais em espaços de trabalho coletivo. Concluímos que a cooperação e a solidariedade se constituem como eixos estratégicos para um processo formativo realmente diferenciado, capaz de produzir conhecimentos e práticas que contribuam para o enfrentamento das dificuldades vivenciadas no espaço rural e possibilitem a construção de alternativas para permanência das/os jovens no campo. ...
Abstract
This article aims to understand the role of cooperation and solidarity in the training process developed by the Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL), with young people from the countryside of the Zona Sul Territory of Rio Grande do Sul (RS). The methodology used is qualitative, with characteristics of a case study and the techniques used were: bibliographic research, documental research and participant observation. EFASUL is a community school, guided by the principles of Agroecology, ...
This article aims to understand the role of cooperation and solidarity in the training process developed by the Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL), with young people from the countryside of the Zona Sul Territory of Rio Grande do Sul (RS). The methodology used is qualitative, with characteristics of a case study and the techniques used were: bibliographic research, documental research and participant observation. EFASUL is a community school, guided by the principles of Agroecology, Countryside Education and the Pedagogy of Alternation, which arose from the demands of farmers organized in the Southern Region Family Agriculture Forum. The themes of cooperation and solidarity permeate all of EFASUL's pedagogical activities, which go far beyond the classroom, covering different moments, such as: practices developed in the experimental agricultural area, joint efforts carried out on partner properties, collectives of work for the maintenance and cleaning of environments, the collective construction of agreements, the coexistence of the students during the period they are housed at the school, the holding of circles and assemblies for decision-making, the development of a component curriculum called “Solidarity Economy and Agricultural Cooperation” and encouragement to students to carry out their professional internships in collective work spaces. We conclude that cooperation and solidarity constitute strategic axes for a truly differentiated training process, capable of producing knowledge and practices that contribute to facing the difficulties experienced in rural areas and enable the construction of alternatives for the permanence of young people in the countryside. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Especialização em Cooperativismo - EAD.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (3537)
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