Implicações e contribuições das disciplinas de Saúde e Cidadania do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na formação para o Sistema Único de Saúde
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
INTRODUÇÃO: Dentre as disciplinas que compõem o currículo do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), temos as denominadas Saúde e Cidadania (SACIs), as quais são objeto de estudo desta dissertação de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde. Esses componentes curriculares fazem parte de um dos eixos fundamentais do curso, a área de formação relativa à Saúde Coletiva. As SACIs perpassam o curso, do segundo ao oitavo semestre, no qual, por meio da interação uni ...
INTRODUÇÃO: Dentre as disciplinas que compõem o currículo do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), temos as denominadas Saúde e Cidadania (SACIs), as quais são objeto de estudo desta dissertação de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde. Esses componentes curriculares fazem parte de um dos eixos fundamentais do curso, a área de formação relativa à Saúde Coletiva. As SACIs perpassam o curso, do segundo ao oitavo semestre, no qual, por meio da interação universidade-serviços-comunidade, os alunos passam por experiências em serviços de saúde e educação em locais diferentes, com o propósito de desenvolver competências para atuação na Atenção Primária à Saúde (APS). Assim, este estudo teve como problema central a seguinte questão: quais as implicações e contribuições do conjunto de disciplinas de Saúde e Cidadania do Curso de Fisioterapia da UFRGS para a formação e atuação no Sistema Único de Saúde (SUS)? OBJETIVO GERAL: analisar as contribuições e as implicações das disciplinas referidas na formação acadêmica dos discentes do curso na área da Saúde Coletiva. METODOLOGIA: trata-se de um estudo de caso exploratório e descritivo de abordagem qualitativa, cujo campo de investigação são as SACIs. A produção de dados foi constituída pela realização de análise documental e de entrevistas individuais semiestruturadas com a participação de egressos, estudantes concluintes e professores das disciplinas. Os dados foram interpretados pela análise temática de conteúdo de Bardin. Para facilitar a análise, os resultados foram separados em três categorias: o ensino e a aprendizagem, o processo da avaliação da aprendizagem e o desenvolvimento do trabalho em equipe e da interprofissionalidade. RESULTADOS: verificamos que as disciplinas fomentam espaços de aproximação com o SUS, por meio da vivência nos territórios. cidadania, implicações sociais e competências para o cuidado em saúde. Também são trabalhados conhecimentos sobre o SUS e APS. Os conteúdos sobre Políticas Públicas em Saúde são abordados, mas podem ser aprimorados. As colocações nos permitem indicar que os processos, instrumentos e critérios de avaliação, mesmo com algumas dificuldades e resistências, estão em conformidade com o perfil das disciplinas. Apesar disso, a metodologia avaliativa poderia ser realizada de forma mais alinhada entre as turmas. O trabalho em equipe ocorre nas disciplinas, entretanto, pode ser expandido, pois acontece de maneira uniprofissional. A abordagem da interprofissionalidade tem ocorrido de maneira limitada nesses componentes curriculares. Embora existam desafios e entraves para efetivar a educação interprofissional, todos os participantes evidenciaram que um melhor desenvolvimento da interprofissionalidade nas SACIs favoreceria uma formação profissional mais qualificada, menos fragmentada e com maior resolubilidade do cuidado em saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As SACIs, produzem experiências significativas de aprendizagem aos alunos, tem muito potencial para qualificar a formação do fisioterapeuta e o processo de cuidado em saúde, não somente para atuação na APS do SUS, mas também para trabalhar em qualquer campo da profissão. ...
Abstract
INTRODUCTION: This thesis for the Professional Master’s in Health Education concerns the courses on health and citizenship (in Portuguese, saúde e cidadania, SACI) included in the Physiotherapy Bachelor’s Degree curriculum of the Federal University of Rio Grande do Sul. These curricular components integrate one of the degree’s core axes: training related to public health. SACI courses are found from the first to the eighth semester of the Physiotherapy program and aim to provide experiences in ...
INTRODUCTION: This thesis for the Professional Master’s in Health Education concerns the courses on health and citizenship (in Portuguese, saúde e cidadania, SACI) included in the Physiotherapy Bachelor’s Degree curriculum of the Federal University of Rio Grande do Sul. These curricular components integrate one of the degree’s core axes: training related to public health. SACI courses are found from the first to the eighth semester of the Physiotherapy program and aim to provide experiences in diversely located health and education services, leading students to develop skills in primary healthcare provision through the interaction between the university, public health services, and community. The study asks: what are the implications and the contributions of health and citizenship courses in UFRGS’s Physiotherapy program for student’s training and work in the Unified Healthcare System (in Portuguese, Sistema Único de Saúde, SUS). GENERAL AIM: to analyze SACI courses’ contributions and implications to the academic education of Physiotherapy students in public health matters. METHODOLOGY: this is an exploratory, descriptive case study using a qualitative approach, which has SACI courses as its object. Data was produced through document analysis and individual, semi-structured interviews. The latter were conducted with alumni, students in the final stages of the Physiotherapy program and course teachers. This date was then interpreted using Bardin’s thematic content analysis method. To facilitate examination, the results were separated into three categories: teaching and learning, learning assessment process, and development of teamwork and interprofessionalism. RESULTS: The study verified that SACI courses bring students closer to the SUS by providing them with experiences in its territories. Students learn and develop reflections on citizenship, social implications of health, and the skills needed for working in healthcare. Additionally, they acquire knowledge on the SUS’s structure and on primary healthcare. Public health policy, although a class topic, could be better approached. Observations indicated that the learning processes, instruments, and evaluation criteria, although met with some resistance, are appropriate to the courses’ purpose. Nevertheless, evaluation methods could be applied more evenly between different classes. Students must work in groups as part of SACI courses; however, the current model could be improved, as groupwork only happens between future members of the same profession. Interprofessional approaches have therefore been limited in these curricular components. Even though interprofessional education is a challenge, all study participants manifested that a deeper development of interprofessional principles in SACI courses would favor a more qualified, less fragmented, and more resourceful healthcare training. FINAL REMARKS: SACI courses provide students significant learning experiences and have important potential to qualify physiotherapists’ training and healthcare processes, not only in what concerns primary provision and the SUS but for any professional activity in the field. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde.
Coleções
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Ciências da Saúde (9127)Ensino na Saúde (135)
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