Prevalência de problemas de comportamento em uma amostra de estudantes do ensino fundamental de escolas públicas
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Este estudo investigou a prevalência de problemas de comportamento em uma amostra de estudantes do ensino fundamental de escolas públicas de Cachoeirinha-RS. Participaram 79 crianças, sendo 53,2% meninos (n=42) e 46,8% meninas (n=37), com idades entre 8 a 11 anos (M = 9,75, DP = 1,35). Todas as crianças dos estudo foram avaliadas pelo Questionário de Comportamentos Agressivos e Reativos entre Pares (Q- CARP). 34 crianças que tiveram o CBCL preenchido pelos pais ou responsáveis. Os resultados do ...
Este estudo investigou a prevalência de problemas de comportamento em uma amostra de estudantes do ensino fundamental de escolas públicas de Cachoeirinha-RS. Participaram 79 crianças, sendo 53,2% meninos (n=42) e 46,8% meninas (n=37), com idades entre 8 a 11 anos (M = 9,75, DP = 1,35). Todas as crianças dos estudo foram avaliadas pelo Questionário de Comportamentos Agressivos e Reativos entre Pares (Q- CARP). 34 crianças que tiveram o CBCL preenchido pelos pais ou responsáveis. Os resultados do teste Q-CARP apontaram baixa frequência de comportamentos agressivos. Em relação à reação diante da agressão de pares, as crianças relataram alta frequência de comportamentos de busca de apoio do professor e baixa ocorrência de comportamentos agressivos reativos e de reações internalizadas. Os resultados do CBCL indicaram a prevalência dos comportamentos agressivos, ansiedade/depressão e problemas sociais. Conclui-se que é importante conhecer as características sociodemográficas e de comportamento em crianças escolares e do contexto familiar pois estes podem atuar como fatores de proteção ou de risco para o desenvolvimento infantil. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia, ênfase em Avaliação Psicológica.
Coleções
-
Ciências Humanas (1951)
Este item está licenciado na Creative Commons License
