Análise de estratégias digitais do setor de varejo para geração de valor
View/ Open
Date
2021Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
A crise sanitária provocada pelo novo coronavírus provocou uma aceleração das mudanças que estavam ocorrendo em diferentes segmentos da indústria, sobretudo em virtude dos novos hábitos de consumo ligados a modelos de negócios digitais. Um desses segmentos é o varejo tradicional, impactado pelo fechamento de lojas físicas – o que iniciou uma discussão acerca da eficiência dos investimentos em digitalização frente a estratégias de redução de custos. Assim, este artigo se propõe a avaliar grandes ...
A crise sanitária provocada pelo novo coronavírus provocou uma aceleração das mudanças que estavam ocorrendo em diferentes segmentos da indústria, sobretudo em virtude dos novos hábitos de consumo ligados a modelos de negócios digitais. Um desses segmentos é o varejo tradicional, impactado pelo fechamento de lojas físicas – o que iniciou uma discussão acerca da eficiência dos investimentos em digitalização frente a estratégias de redução de custos. Assim, este artigo se propõe a avaliar grandes varejistas listadas em bolsa de valores e comprovar se há melhora na relação receitas/despesas entre as empresas com maior grau de digitalização frente a seus pares. Para tanto, foram analisados sete indicadores ligados à rentabilidade, à operação e à digitalização, onde foi possível observar um desempenho econômico superior entre aquelas com maior maturidade digital e integração com o varejo físico, associada a uma maior estabilidade operacional. Por outro lado, não foram observadas empresas que não optaram pela digitalização em algum período de sua evolução e não foi possível excluir os impactos provocados diretamente pela pandemia. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License