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dc.contributor.advisorSchetinger, Maria Rosa Chitolinapt_BR
dc.contributor.authorLeal, Rodrigo Rozadopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-04T04:40:13Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235556pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa em educação em Ciências vem recomendando atenção às práticas ar-gumentativas. O desafio é buscar atividades que estimulem esse tipo de prática para que os alunos falem Ciência, pois isso é considerado benéfico à compreensão con-ceitual e proporciona aos alunos a capacidade de pensar criticamente em um con-texto científico. Neste trabalho de doutorado, é discutido como 20 atividades com experimentos investigativos em Química podem promover a argumentação em alu-nos do Ensino Médio no laboratório de Química do Colégio Politécnico da Universi-dade Federal de Santa Maria. Esse tipo de abordagem experimental oferece aos alunos a oportunidade de aprender e apreciar o processo da Ciência. As atividades foram categorizadas de acordo com o nível de proximidade à uma atividade investi-gativa e também com seu grau de abertura. Os discursos durante as atividades fo-ram analisados a fim de identificar argumentos, segundo o padrão de argumentação de Toulmin. O estudo mostrou que a experimentação investigativa pode ser uma plataforma eficaz para estimular a produção de argumentos. Atividades com maior nível de investigação e abertura tiveram um impacto maior na produção de argumen-tos, especialmente os mais ricos, de acordo com a ferramenta de análise escolhida no estudo.pt_BR
dc.description.abstractResearch in Science Education has been recommending attention to argumentative practices. The challenge is to look for activities that can stimulate this type of practice so that the students talk science, since it is considered to be beneficial to conceptual understanding and provide students with the ability to think critically in a scientific context. In this doctoral dissertation, it is discussed how 20 activities with inquiry-type experiments in Chemistry can promote argumentation in high school students in the Chemistry laboratory of Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria. This kind of experimentation approach give the students the opportunity to learn and appreciate the process of science. The activities were categorized according to the level of proximity to an investigative activity and also their degree of openness. The discourses during the activities were analyzed in order to identify arguments, accord-ing to Toulmin's argument pattern. The study showed that inquiry experimentation can be an effective platform to stimulate the production of arguments. Activities with a higher level of inquiry and openness had a greater impact on the production of ar-guments, especially those richer, according to the analysis tool chosen in the study.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInquiry experimentationen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectArgumentationen
dc.subjectLaboratóriospt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectTeaching chemistryen
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.titleExperimentação investigativa em química no ensino médio e suas potencialidades para o exercício da argumentação e um ensino centrado no alunopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001137980pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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